Atividades marcam a Semana do Idoso em Petrópolis, RJ




Em comemoração a Semana do Idoso, a vereadora Gilda Beatriz (PMDB), presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara Municipal de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, preparou uma série de atividades para a terceira idade com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de valorizar a população idosa.

– Respeitar o idoso é dever de todos, por isso preparamos uma semana especial, lembrando que todos nós também vamos chegar lá. Vamos comemorar com cuidados e atenções, respeito e gentileza, como todo idoso merece. No dia 05 de outubro (segunda-feira), vamos abrir as atividades no plenário da Câmara de Vereadores com uma aula de alongamento às 14h com Neiva Voigt, às 14h:30 começa a aula básica de Dança do Ventre com Michele Cruz. Às 15h:30 teremos a apresentação de Dança do Ventre com o grupo Feliz Idade e fechando o dia, às 16h, acontece a apresentação do Coral Usimed – explica a vereadora.

O envelhecimento populacional é uma tendência mundial para as próximas décadas. No mundo todo, uma em cada 9 pessoas tem 60 anos de idade ou mais. Por volta de 2050, estima-se que haverá um crescimento dessa proporção para um idoso em cada 5 pessoas. Na mesma época existirão pela primeira vez na história, mais idosos que crianças menores de 15 anos.

– É muito importante que as políticas públicas respondam ao desafio de se adequar de forma a oferecer uma melhor atenção às pessoas idosas.  Ter uma sociedade mais solidária e inclusiva implica em se conhecer as necessidades deste grupo populacional que vem crescendo muito rapidamente. No dia 09 de outubro (sexta-feira), estarei no Calçadão do CENIP, no Centro, das 10 às 17 horas, realizando um trabalho de conscientização e orientação às pessoas idosas – completa.

Comentários