quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Vereadora alerta para importância da vacinação durante a gravidez

Proteção para a mãe e para o bebê

Algumas mulheres, por falta de informação, desconhecem a importância de colocar a cartela de vacinação em ordem durante a gestação. Após a confirmação da gravidez, a gestante deve procurar uma unidade básica de saúde para iniciar o pré-natal. Para vereadora Gilda Beatriz (PMDB), o acompanhamento permite identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem acometer a saúde da mãe e da criança.

“Pode parecer um assunto pequeno, no meio de tantas preocupações, mas as doses desses medicamentos podem prevenir problemas mais sérios com a mulher e com a criança. Quando o assunto é saúde é preciso ficar atento, principalmente com a saúde de futuras mães. Possíveis doenças e disfunções podem ser detectadas e tratadas precocemente. A vacinação é parte fundamental deste cuidado. A imunização durante a gestação protege não somente mãe, mas também o bebê. A gravidez e a amamentação ajudam proteger a criança até ela poder começar a vacinação infantil. É claro que a vacinação não é o único ponto para a prevenção durante a gravidez. Além do acompanhamento médico, é fundamental que a futura mamãe cuide da alimentação e faça exercícios físicos para uma gestação tranquila e um bebê saudável, sempre com orientação médica”, explica a vereadora.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde recomenda quatro vacinas neste período: a influenza; hepatite B; dupla adulto (difteria e tétano - dT); e a difteria, tétano e coqueluche (dTpa).

fotos: divulgação

Nenhum comentário: