Última convocação para preenchimento de vagas em cursos gratuitos pelo Pronatec e Senac



A Prefeitura está fazendo uma última convocação para preenchimento de vagas em cursos gratuitos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Superior (Pronatec) e o Programa Senac de Gratuidade (PSG). Ainda há vagas nos cursos de Desenhista de Produtos Gráficos, com dez vagas; Agente de Desenvolvimento Socioambiental, com 20 vagas; e Editor de Projeto Visual Gráfico, com 10 vagas. Com o apoio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), a Prefeitura vem preparando os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para sensibilizar as famílias em relação ao curso e mostrar a importância da capacitação profissional, além de orientar em relação às inscrições.  

Os cursos são destinados a participantes dos programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família, ou que estejam cadastrados no CadÚnico; beneficiários do seguro desemprego; estudantes do ensino médio da rede pública; trabalhadores que atuam ou pretendem atuar nos setores de turismo hospitalidade ou lazer; praças das forças armadas em prestação de serviço militar, que deram baixa nos últimos seis meses; e trabalhadores para atender as demandas do mercado cultural.

Os Cras são porta de entrada para o Pronatec, e, para fazer a inscrição, é essencial ter número do NIS, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, histórico escolar e certificado. O governo federal contribui com R$ 8 por hora aula, para despesas com alimentação e/ou transporte. 

Já o PSG é destinado a candidatos com renda familiar bruta menor ou igual a dois salários mínimos por pessoa, aprovados em processo seletivo realizado através de inscrição no site. Os documentos necessários são: ficha de inscrição (obtida no site), autodeclaração de renda, termo de compromisso PSG (obtido no site) e documentação comprobatória da situação de trabalho. As inscrições são feitas pelo site www.rj.senac.br/hotsitepsg.

Comentários