Serra Serrata tem início no Palácio de Cristal



Petrópolis já está no clima e com as cores da Itália: teve início, na noite desta sexta-feira (4/9), no Palácio de Cristal, a sexta edição da Serra Serata – a festa italiana de Petrópolis. O prefeito Rubens Bomtempo abriu oficialmente o evento, que traz uma programação gratuita para petropolitanos e turistas, com música, dança, teatro e comida típica. São dez dias de festa – até 13 de setembro –, com uma expectativa de público de 80 mil pessoas.

A festa é promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com a Casa D’Italia Anita Garibaldi e com apoio do Instituto Italiano de Cultura no Rio de Janeiro (IICRIO) e do Consulado Geral da Itália. Na abertura oficial do evento, estavam representantes das famílias de descendentes dos primeiros italianos que se instalaram em Petrópolis. Bomtempo lembrou as conquistas obtidas desde a primeira edição da festa, realizada em 2004 no prédio da Companhia Petropolitana de Tecidos, em Cascatinha, região onde os primeiros italianos se instalaram.

“Nós precisamos valorizar a comunidade italiana da nossa cidade. É uma festa já consolidada no nosso município e que cresceu. Então é uma semente que plantamos lá atrás e estamos colhendo os frutos agora. É uma festa com um impacto muito grande para o turismo e a economia da nossa cidade. Com a Serra Serata, estamos investindo em um turismo diferenciado, que é o turismo cultural, que fala muito mais de quem nós somos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Evany Noel, destacou o trabalho conjunto entre as secretarias da Prefeitura, além das empresas parceiras, para viabilizar a Serra Serata. Quem esteve no Palácio de Cristal na noite desta sexta-feira já pôde ver que as cores verde, vermelha e branca tomaram conta do local. Outras intervenções deixaram o palácio ainda mais bonito, como uma gôndola, em uma alusão à cidade italiana de Veneza.

“É uma festa com uma importância enorme para Petrópolis, para termos ainda mais orgulho da nossa cultura, já que um terço da nossa população é descendente de italianos. Em relação ao turismo, a Serra Serata vem sendo qualificada desde 2013, quando foi transferida para o Palácio de Cristal. Assim, pudemos melhorar a cenografia. Temos a convicção de que será cada vez melhor”, disse Evany.

O vereador Thiago Damaceno destacou a importância da festa para várias áreas do município. “É uma alegria para todos nós petropolitanos estarmos comemorando essa participação dos imigrantes italianos na formação do nosso povo. A Prefeitura, ao promover essa festa, está não só investindo no turismo, criando atrativos para turistas, mas também gerando emprego, renda, mais oportunidades para a nossa população”, disse Damaceno.

PROGRAMAÇÃO VARIADA – O tema da festa este ano é "Teatro e Poesia", destacando a Commedia dell'arte com intervenções teatrais e decoração temática, e homenagens a dois importantes ícones da literatura: o poeta florentino Dante Alighieri e o poeta petropolitano Raul de Leoni, através de exposições abertas ao público durante todo o período de realização do evento.

Até o dia 13, nomes de destaque também se apresentarão na festa, como Fred Rovella, Luiz Gamonall, Anna Hannickel, Quarteto Italia Nostra, Roberto Perrota e Grupo E La Nave Va, Felipe Depoli Quinteto, Monica Campos e Eduardo Fernandes, Banda Fábrica, Quartifusa Ensemble, Baile de Máscaras com o Grupo Finestra Del Cuore e Concerto Internacional Andrea Marcelli Trio no Theatro D. Pedro. Os corais da cidade trazem todo seu talento para o evento, entre eles o Municipal, Meninas Cantoras, Princesas de Petrópolis, Dó-Ré-Mi e Pro Tempore.

A tradicional culinária italiana poderá ser degustada nas barracas de alimentação e de produtos gastronômicos montadas nos jardins do Palácio de Cristal. O artesanato também marca presença na festa com barracas de produtos feitos por artesãos da cidade.

Na programação, estão ainda oficinas de gastronomia realizadas em parceria com o Senac e o Festival de Filmes Italianos no Centro de Cultura Raul de Leoni, que vai exibir clássicos como “A vida é bela”, “Casanova e a revolução”, “Matrimônio à italiana”, dentre outros. Danças folclóricas, oficina de confecção de máscaras, concurso de poesia, recreação infantil, esquetes teatrais, bandas marciais, concertos e a clássica gôndola no jardim estão entre as atrações oferecidas para o público.

A programação completa está no site: www.petropolis.rj.gov.br.