Hugo Leal acompanha lançamento da Cartilha do Ciclista



O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado Hugo Leal (PROS/RJ), prestigiou, nesta terça-feira (15) a cerimônia de lançamento da Cartilha Nacional do Ciclista. Elaborada pelo Ministério das Cidades, a cartilha foi lançada no âmbito da Semana Nacional do Trânsito, mais precisamente na data em que se celebra o Dia Mundial sem Carro. O projeto, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança.

O principal objetivo é esclarecer e conscientizar ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter uma convivência pacífica e harmônica entre os diversos modais no trânsito brasileiro. Hugo Leal frisou a importância da iniciativa já que, para ele, a mudança de comportamento no trânsito não se dá simplesmente através de leis, mas de ações de conscientização.

“O trânsito é feito por pessoas, e as cidades precisam ser pensadas para as pessoas para incentivar a mudança comportamental”, afirmou. Segundo ele, é preciso levar para a vida das pessoas o mote “Seja você a mudança no trânsito para que o trânsito mude para você”. Durante o Evento o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentou as novas sinalizações de solo e vertical e as diretrizes do Manual Cicloviário.

O Manual será elaborado a partir de discussões realizadas por um grupo técnico composto por representantes do Denatran, da Secretaria Nacional de Mobilidade e Transporte e representantes de diversos órgãos governamentais de trânsito de todo o país.

Comentários