Empreendimentos recebem o Selo Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial


Certificação aconteceu na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro.
Capacitação das empresas e instituições começou em 2008.

Na manhã desta terça-feira (15), 16 empresas e instituições de Petrópolis, Região Serrana do Rio, foram certificadas com o Selo Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial.  A cerimônia aconteceu na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro (local onde foi realizado por D. Pedro II o último baile da monarquia antes da Proclamação da República) e foi promovida Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), em parceria com o Instituto Marca Brasil. Além de Petrópolis, também foram certificados mais 97 empreendimentos do Rio de Janeiro e interior do estado.

“Estamos hoje aqui comemorando a concretização de um trabalho que começou em 2008, com o objetivo de resgatar a história de D. Pedro II. Criamos uma rede associativa, onde um torce pelo sucesso empreendedor de outro membro do grupo.  Hoje ´tour da experiência Caminhos do Brasil Imperial é uma realidade. Temos um produto turístico solidificado e só temos a agradecer ao Sebrae e ao Instituto Marca Brasil pelas oficinas, reuniões, encontros nos últimos anos, e aos parceiros de outros municípios, disse a empresária Célia D´Azevêdo, da  Ewiglich Jóias, em nome dos demais empreendimentos:  Cerâmica Luis Salvador, Museu Imperial, Duettos, Di Farina Pizzerie, Luigi, Oliveiras da Serra, Willemsens, Majórica, Pousada 14 Bis , Pousada Paraíso, Pousada Paraíso Açu,  Casa da Ipiranga;  Cervejaria Bohemia,  Cervejaria Cidade Imperial e Instituto dos Canarinhos de Petrópolis.  

O projeto Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial tem como objetivo, inovar o turismo no segmento histórico-cultural, fortalecendo a marca Tour da Experiência no estado, através da capacitação em inovação de novos produtos da Cadeia do Turismo, nos destinos do Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Visconde de Mauá, Paraty  e região do Vale do Café com municípios de Rio das Flores, Valença, Vassouras, Piraí e Barra do Piraí, incentivando a comercialização e a lucratividade dos pequenos negócios, através da execução de ações de mudança de imagem, resgate histórico a partir do segundo reinado na tematização Brasil Imperial no período de 1822 a 1889, posicionamento da marca, divulgação, além da expansão da rede no estado, no incremento da economia local e fomento do turismo nos destinos. 

Para a coordenadora do Sebrae na Região Serrana, Claudia Pacheco, o setor turístico de Petrópolis vive um de seus melhores momentos e a capacitação realizada pelas 16 empresas que apostaram em participar do tour da experiência só vai acrescentar valor ao setor.  “Hoje este empresários possuem um produto com a identidade da cidade. Eles são um diferencial para o setor turístico e Petrópolis só tem à ganhar”, declarou.

Segundo a presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Evany Noel, que acompanhou o grupo no evento promovido pelo Sebrae-RJ e desde o início das reuniões do tour da experiência sempre acompanhou e torceu pela concretização do projeto, a certificação das 16 empresas da cidade é uma grande vitória para o turismo e a economia do município.

 “Incorporar o conceito da economia da experiência nos empreendimentos turísticos e oferecer produtos interativos contribuem para atrair um fluxo de turistas mais exigentes e com poder aquisitivo, que desejam ser os protagonistas de suas viagens, buscam conhecer a população local e vivenciar a cultura e a natureza.  O Tour da Experiência "Caminhos do Brasil Imperial" vai agregar muito valor ao destino Petrópolis e diferenciá-lo no mercado turístico, exigindo qualificação na prestação de serviços e gerando mais oportunidades de negócios, trabalho e renda no município”, comentou.

A partir de agora, o roteiro “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial” será apresentado para as operadoras e agências de viagens do Brasil e do exterior. A primeira divulgação oficial do roteiro “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial” ocorrerá no Festival de Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul, que acontece no mês de novembro.



·        Veja “experiências oferecidas pelas empresas de Petrópolis no PDF em anexo.
·        Mais informações na fan page de Petrópolis (https://www.facebook.com/tourdaexperienciapetropolis)
·        Crédito Fotos:  Gisele Rocha

Comentários