sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Dia do veterinário (09/09) será marcado por benção aos animais em Petrópolis


Evento ainda contará com ação de graças pelos profissionais

Na próxima quarta-feira, dia 9 de setembro, é o dia do médico veterinário. Este ano, a categoria comemora 82 anos de regulamentação da profissão. Na cidade, a data vai ser celebrada com uma benção aos animais e oração em ação de graças, às 15h, na Clínica Amigo Bicho, na Rua Montecaseros, 414. A cerimônia será realizada pelo Frei Neusimar Campos, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Segundo a médica veterinária, Priscila Mesiano, proprietária da clínica, essa é uma oportunidade para quem quer pedir mais proteção e saúde para o seu bichinho de estimação. “Tivemos essa ideia para comemorar a profissão,  abençoando os animaizinhos que forem na clínica no dia 09”, explica.

A medicina veterinária moderna começou a desenvolver-se com a primeira escola do mundo, em Lyon, criada pelo francês Claude Bougelart, em 1761. No Brasil, foi no dia nove de setembro de 1933, que o então presidente Getúlio Vargas criou a normatização para atuação do médico veterinário. De lá para cá, o número de profissionais não para de crescer.

De acordo com e-MEC, sistema de pesquisa on line do portal do Ministério da Educação, há 208 instituições de ensino superior com o curso disponível no país, sendo que no Estado do Rio de Janeiro, apenas  13 universidades são regulamentadas para esta graduação.

Com o decorrer dos anos, a atuação dos profissionais foi se ampliando para as mais diversas áreas, como atendimento clínico, cirúrgico e reprodutivo de pequenos e grandes animais, além de haver possibilidade de trabalho no setor de educação, controle de saúde ou fiscalização de empresas que vendem ou reproduzem animais.

As novas exigências do mercado de trabalho abriram outros campos, como as indústrias de produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas, medicamentos e o melhoramento genético dos animais. Ainda são atividades do médico veterinário, o manejo e conservação de espécies, a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, a fim de implantar projetos em reservas naturais.

SERVIÇO:
Evento: Benção aos animais no dia do veterinário
Data: Quarta (09/09) – 15h
Local: Clínica Veterinária Amigo Bicho
Rua Montecaseros, 414 - Petrópolis

Nenhum comentário: