Ação lembra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência



Petrópolis tem hoje 62 mil pessoas com algum tipo de deficiência, cerca de 20% da população, de acordo com dados da Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (21.09) comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que será marcado por uma ação de conscientização organizada pela presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso, vereadora Gilda Beatriz (PMDB).

“Ação é importante para integrar os portadores de necessidades especiais à sociedade. Por isso, no próximo dia 21 de setembro estarei no calçadão do CENIP, no Centro das 10h às 16h, conversando com a população, distribuindo panfletos e realizando um trabalho de conscientização. Teremos também a apresentação do Coral dos Anjos por volta das 14h”, comenta a vereadora.

Psicóloga, especializada em Educação Inclusiva, fundadora do Projeto Eficientes, Gilda Beatriz destaca a importância do respeito às diferenças.

“Se esta causa nobre é chamada de luta, é porque precisa realmente que as pessoas batalhem por ela. Com responsabilidade social, respeito às diferenças podemos criar um mundo mais justo. E mostrar, de uma vez por todas, que temos muito mais semelhanças do que diferenças. Uma sociedade é mais justa quando ela é inclusiva. A falta do convívio, de experiência e de conhecimento faz surgir distorções e preconceitos diante do outro: tão diferente e tão igual a nós”, completa.