Vestibular no campus Petrópolis da UERJ com inscrição até domingo



Está prorrogado até domingo (09.08) o prazo de inscrição para o vestibular UERJ incluindo o curso de Arquitetura, o primeiro do campus Petrópolis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O exame, de conceito, é o primeiro passo para o concurso. Os classificados desta etapa, na segunda fase, discursiva, escolhem as carreiras que pretendem cursar. Nesta primeira etapa, classificatória, a média de inscritos é de 60 mil estudantes. O curso de Arquitetura, no campus Petrópolis, prevê 50 vagas iniciando em março de 2016. O período de inscrição que encerraria nesta terça (04.08), prorrogado, oferece a chance de mais cinco dias de prazo para os candidatos. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vestibular.uerj.br.

Bernardo Rossi, deputado estadual licenciado, autor de emendas que garantiram a instalação do campus da UERJ na cidade, acompanha de perto o processo seletivo e a adaptação da Casa Barão do Rio Branco, no número 279, da Avenida Barão do Rio Branco para salas de aula. O imóvel tombado, adquirido pelo governo do Estado por R$ 2,2 milhões, vai ter seu interior reformado preservando fachada e demais características históricas.

“Um marco na Educação em Petrópolis pela característica do curso que enfatiza as particularidades da Região Serrana e porque nasce sendo referência no país”, aponta Bernardo Rossi. “O curso é seriado – com períodos ininterruptos de março a dezembro - e norteiam as disciplinas três grandes eixos: habitação, patrimônio e geologia”, antecipa Ana Cristina Cordeiro, coordenadora da comissão organizadora dos concursos para o campus UERJ Petrópolis

Para o curso de Arquitetura são oferecidas 25 vagas em turma de manhã e mais 25 vagas à tarde. A expectativa é de que o vestibular seja concorrido pelo diferencial que oferece em seu formato e grade curricular. O reitor da UERJ Ricardo Vieiralves já anunciou que a universidade trabalha para estabelecer intercâmbio com universidades do exterior. “Contatos já estão sendo feitos, em especial com universidades italianas”, aponta.

A Universidade já selecionou 11 professores, com doutorado, que formam o corpo docente do campus. A seleção para professores foi acirrada com 55 professores disputando as vagas. “A expectativa é de que o vestibular seja igualmente concorrido e abre portas para a chegada de mais cursos à cidade”, completa Bernardo Rossi.

A primeira prova da segunda classificação (geral, de conceito) está marcada para o dia 13 de setembro. Já a segunda fase, em 29 de novembro, é válida para os aprovados na primeira etapa quando os candidatos também já escolheram os cursos que pretendem cursar. “A primeira prova é geral, de conceito. Somente os aprovados nesta etapa escolhem, na segunda fase, os cursos para os quais querem se candidatar. Os editais para esta segunda fase, com aprovados fazendo as provas discursivas, vai ser lançado após encerradas as inscrições da primeira fase”, afirma a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica da UERJ, Beth Mattar.

O edital do segundo exame de qualificação já está disponível aos interessados no site específico do vestibular da UERJ em www.vestibular.uerj.br. Posteriormente, entra no ar neste mesmo site, o edital da segunda fase (exame discursivo). A Universidade mantém ainda os telefones (21) 2334 0669 e (21) 2334 0239 para esclarecimentos.