Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla será realizada em Petrópolis, RJ




De 21 a 28 de agosto, será realizada em Petrópolis, Região Serrana do Rio, a Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla, de acordo com a Lei 7.150/2014, de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PMDB). A deficiência intelectual não é uma doença, mas uma incapacidade intelectual, em determinadas áreas, de acordo com o comprometimento de cada pessoa.


“No dia 21 de agosto, estarei ao lado da minha equipe no calçadão do CENIP, das 10 às 17 horas, distribuindo panfletos e realizando um trabalho de conscientização. A pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deve receber estímulos por meio de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e dependendo de cada caso avaliação médica” explica a presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso, vereadora Gilda Beatriz.

O quanto antes diagnosticada a deficiência intelectual e múltipla, melhor será sua qualidade de vida e sua inclusão na sociedade.

“Os pais devem ficar atentos; Se a criança demorar em firmar a cabeça, sentar, andar, falar, em compreender as ordens que lhe são dadas ou tem dificuldade para aprender alguma atividade, principalmente na escola. Caso isso ocorra, é preciso procurar orientação profissional”, finaliza.

Fique atenta:

Durante a gravidez:

Faça um pré-natal adequado;
  •         Tenha uma alimentação saudável;
  •         Evite o consumo de álcool, fumo e outras drogas.

Quando nascer seu bebê, não se esqueça de:
  •         Fazer o teste do pezinho, que é obrigatório no Brasil;
  •        Seguir o calendário da vacinação;

     
Oferecer ao bebê alimentação adequada e ambiente familiar saudável e estimulador, além de cuidados para evitar acidentes na infância.