Prefeito apresenta PAC das Encostas no bairro São Sebastião



Os moradores das ruas Capitão Paladini e Alexandre Fleming, no bairro São Sebastião, participaram na noite da última segunda-feira (24/8) de uma audiência pública sobre as obras do PAC Encostas. O prefeito Rubens Bomtempo participou da reunião, que foi realizada na sede da igreja Assembleia de Deus. O encontro também contou com a presença de secretários municipais, os vereadores Thiago Damaceno, Luizinho Sorriso e Ronaldo Ramos, e líderes comunitários.

“Queremos uma Petrópolis mais segura e protegida e estas obras de prevenção vão proporcionar aos moradores da região um lugar melhor para morar, com mais tranquilidade. Desde o início deste nosso
terceiro mandato estamos trabalhando para dar respostas rápidas que garantam mais segurança a quem vive em áreas consideradas de maior risco”, destacou o prefeito, lembrando que os recursos do PAC Encostas - R$ 60 milhões, que garantiram 11 obras - quase foram perdidos pela antiga administração. “O dinheiro estava parado sem que houvesse projetos. Elaboramos e encaminhamos esses projetos à Caixa Econômica Federal, que tem sido uma grande parceira, e conseguimos recuperar os recursos”, explicou.

As intervenções na Capitão Paladini e Alexandre Fleming estão em fase final de execução. No projeto consta a construção de barreiras dinâmicas, canaleta com gradil, mureta de proteção de talvegues (linha formada pelos pontos mais profundos de um curso d´água) e contenção de bloco rochoso. 

“Todo o projeto foi elaborado seguindo parâmetros técnicos. A execução de um projeto desse porte é complexa e, além disso, temos o tempo e as condições do terreno como um dificultador.
Foram construídos andaimes para levar os postes, que pesam 400 quilos, até a parte mais alta do bloco rochoso. Também é preciso zelar pela segurança dos funcionários. Apesar de todas as dificuldades, as obras estão seguindo”, disse o secretário de obras, Robson Cardinelli.

O PAC Encostas foi dividido em três fases. As obras nas ruas Capitão Paladini e Alexandre Fleming fazem parte da primeira fase, que inclui cinco grandes obras de contenção de encostas – além da Capitão Paladini e Alexandre Fleming, inclui intervenções no Vale do Carangola; na Rua Nova, na 24 de Maio; Rua Casemiro de Abreu, no Centro; e Rua Henrique Paixão, no Floresta.