Licitação para aterramento da fiação da Rua do Imperador


ATERRAMENTO DA FIAÇÃO NA RUA DO IMPERADOR: EMPRESAS TÊM ATÉ 14 DE
SETEMBRO PARA APRESENTAR PROPOSTAS E PARTICIPAR DE LICITAÇÃO

As empresas interessadas em participar do processo licitatório internacional para a instalação de fiação subterrânea no lado ímpar da Rua do Imperador têm até o dia 14 de setembro, às 14h, para enviar as propostas ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Com o aterramento da fiação, a Prefeitura conclui a reurbanização do Centro Histórico, iniciada na segunda gestão do prefeito Rubens Bomtempo, entre 2006 e 2008.

“Esta é uma obra extremamente importante para a cidade. Petrópolis merece isso. Retirar a fiação aérea da nossa principal rua vai valorizar ainda mais o nosso Centro Histórico”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que toda a galeria subterrânea já está pronta, o que evitará a necessidade de fechamento de ruas ou obras maiores, o que causaria transtornos à população.

Os recursos para a obra virão de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Prodetur. A verba quase foi perdida na gestão passada, quando a proposta era utilizar os recursos para obras na Rua Teresa. O assunto, no entanto, foi mal conduzido pela antiga administração e as intervenções acabaram rejeitadas por comerciantes.

Ao assumir a Prefeitura, Bomtempo conseguiu, junto ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, recuperar os recursos para que fossem utilizados na conclusão da reurbanização do Centro Histórico. O próprio município arcou com os custos do projeto básico (R$ 150 mil) e a proposta, muito elogiada pelo Estado, foi aprovada pelo BID.

O prazo previsto para execução das obras, segundo informações previstas no edital publicado pelo Estado, é de 180 dias. Entre as intervenções estão o cabeamento subterrâneo; o sistema de proteção; transformação; remoção de toda a instalação aérea, inclusive os postes; e a interligação do sistema novo nas unidades de consumo com pequenas obras de infraestrutura, pois a maior parte do trabalho já foi feita entre 2006 e 2008.

As propostas das empresas interessadas devem ser enviadas à Unidade de Coordenação do Prodetur - Gerência de Aquisições e Contratos – que funciona na Rua da Ajuda, 5, 8º andar, Centro do Rio de Janeiro. O CEP é 20.040-000. É possível obter mais informações pelo telefone (21) 2333-0161 ou pelo e-mail aquisicoes@prodetur.rj.gov.br.