Grupo “Eu apoio a Causa Animal” realiza hoje (28) ato de conscientização no calçadão do CENIP



Protetores dos animais realizam hoje, sexta-feira (28), em Petrópolis, Região Serrana do Rio, um movimento de conscientização no Calçadão do CENIP, no Centro, em favor da causa animal. A iniciativa é do grupo de trabalho organizado pela vereadora Gilda Beatriz (PMDB), com o apoio da Comissão de Proteção e Defesa aos Animais da OAB Petrópolis, 3ª Subseção.

– Estarei no calçadão, das 10 às 14 horas, ao lado de pessoas que dedicam suas vidas em prol dos animais para panfletar, conscientizar e orientar a população sobre como denunciar e agir diante de casos de maus tratos contra animais que são disciplinados pela Lei 9.605/98, em seu artigo 32. Abandonar, espancar, golpear, mutilar, envenenar, manter preso permanentemente em corrente, manter em locais pequenos e anti-higiênicos, não abrigar do sol, da chuva e do frio, não dar água e comida diariamente, obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força, capturar animais silvestres, promover violência, como rinhas de galo, de cães, farra-do-boi, etc. Qualquer delegacia é obrigada a realizar um Boletim de Ocorrência contra maus tratos de animais – explica a vereadora.

Como denunciar?

– Para realizar a denúncia de maus tratos é necessária a apresentação do maior número possível de provas, como: fotos, vídeos, documentos e/ou testemunhas. A denúncia poderá ser realizada pessoalmente, por telefone ou por e-mail. A identificação não é obrigatória, mas é importante que a pessoa disponibilize uma forma de contato ou não terá credibilidade e corre-se o risco de não ser realizada – pontua a presidente da Comissão de Proteção e Defesa aos Animais da OAB Petrópolis, Elisabeth Amorim.

Ter um animal envolve custos, cuidados e espaço.

– É preciso que deixar claro que o dono é o responsável legal pelo animal, muitas espécies têm quinze anos de expectativa de vida, aproximadamente. É uma responsabilidade para muitos anos, abandono também é crime – completa Gilda Beatriz.

Telefones Úteis

Ouvidoria/Linha Verde do IBAMA: 0800-61-8080
105º DP: 2242-2566
106º DP: 2232-0135
Corpo de Bombeiros: 193
Curral de Apreensões (para animais de grande porte): 2222-7560
Coordenadoria de Bem-Estar Animal: 2246-9140 / 2246-8962
e-mail: smacobea@petropolis.rj.gov.br
Comissão de Proteção e Defesa aos Animais da OAB/RJ-Petrópolis: 2243-3890
Ministério Público Estadual: 2249-3582

Comentários