quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Escolas da rede municipal de ensino começam nesta sexta (28) uma “Viagem para o Saber”



Vinte e seis escolas da rede municipal de ensino começam nesta sexta-feira (28/8) uma “Viagem para o Saber”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o projeto prevê uma verdadeira “competição” cultural e interdisciplinar, onde os alunos serão chamados a cumprir atividades e tarefas de cunho social e cultural. Como prêmio, os 45 alunos que mais se destacarem vão ganhar uma viagem de três dias para a capital federal, Brasília.

Criado pelo prefeito Rubens Bomtempo por lei municipal em 2014, o Viagem para o Saber busca estimular os alunos a buscar conhecimento. “A Viagem para o Saber tem como objetivo oferecer aos alunos oportunidades para a apropriação de conhecimentos gerais, assegurando uma relação entre o conhecimento acadêmico e o contexto social e cultural, visando a educação crítica, autônoma e cidadã”, explicou a secretária de Educação, Mônica Freitas.

Os estudantes foram divididos em três modalidades: modalidade I, para alunos do 4º e 5º anos; modalidade II, destinada aos estudantes do 6º e 7º anos; e a modalidade III, voltada para o 8º e 9º ano. A primeira etapa, que será realizada nesta sexta-feira, será realizada nas escolas que promoverão um “quiz” de conhecimentos gerais. Serão classificados três de cada modalidade, que passarão para a segunda fase - nos dias 23 e 24 de setembro na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Além do “quiz” os alunos deverão cumprir tarefas de cunho social e cultural em várias instituições do município.

Nesta fase acontecerá um novo “quiz”, de onde sairão 10 equipes, que, nos dias 27, 29 e 30 de outubro, participarão da grande final. “Nestes dias os alunos participarão de um seminário cujo tema é Brasília, um lugar para conhecer. Eles deverão apresentar trabalhos dizendo por que Brasília é um lugar para conhecer”, explicou a organizadora Deise Goettnauer.

Os 45 alunos serão premiados com certificados e medalhas. A competição será finalizada no Centro de Cultura Raul de Leoni, onde serão expostas as fotografias da visitação às instituições e da viagem, além de um debate com a participação dos estudantes.

Nenhum comentário: