Central de Interpretação de Libras é inaugurada em Petrópolis



A primeira Central de Intérpretes de Libras (CIL) de Petrópolis, Região Serrana do Rio, foi inaugurada, quarta-feira (12), na Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania. No local, serão oferecidos serviços de tradução e interpretação da língua de sinais, guia-intérprete e esclarecimentos.

A criação desse serviço foi uma Indicação Legislativa da vereadora Gilda Beatriz (PMDB), aprovada em 2013, que também teve aprovada no mesmo ano, Emenda de sua autoria ao Plano Plurianual para o quadriênio 2014-2017, que dispõe sobre a criação de uma Central de Intérprete de Libras no Município.
“Estou muito feliz com esta vitória. A criação deste espaço de atendimento com tratamento diferenciado às pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no Município, que fornece informações acerca dos serviços públicos municipais e acessibilidade de comunicação nos órgãos a ela integrados através da interpretação da Língua Brasileira de Sinais – Libras, é de grande importância” comenta Gilda Beatriz.

Os intérpretes serão oferecidos pela Central para que seja realizado o acompanhamento de pessoas com deficiência auditiva em hospitais, tribunais, entrevista de emprego, delegacia e outros locais públicos e também, atendimentos virtuais por meio de webcams, com a utilização da Libras.

O evento foi prestigiado pelo secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira. A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania fica na Avenida Ipiranga, 544 – Centro.