II Caminhada laranja e o Mamaço Imperial acontecem neste sábado



Dando início a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove a II Caminhada Laranja e o Mamaço Imperial. A concentração tem início às 9h, no Palácio de Cristal e para incentivar as mulheres que estão amamentando a participar da programação, o transporte de ida e volta para o evento será gratuito. A expectativa é mobilizar mais de 500 pessoas.

“Estamos mobilizando as Agentes Comunitárias de Saúde para convocar as nutrizes a participar da caminhada e do mamaço (aleitamento coletivo). Elas receberão um Riocard (cartão magnético) que dará direito ao transporte (ida e volta), além da camisa da Semana do Aleitamento Materno. Queremos fazer um grande evento”, comentou a coordenadora de Programas da Secretaria de Saúde, Adriana Jacques.

A II Caminhada Laranja começa no Palácio de Cristal, seguindo pelas ruas Alfredo Pachá e Roberto da Silveira, encerrando o percurso na Praça da Liberdade, onde acontece o Mamaço Imperial. “A programação da semana da amamentação, que acontece na primeira semana de agosto, sempre ficou muito dentro das unidades de saúde e desde o ano passado resolvemos envolver mais a população nas atividades”, disse a coordenadora do Programa da Criança, Márcia Faria.

Durante toda a semana os postos de saúde, em especial as Unidades Amigas da Amamentação (UBAAM) – PSFs Caxambu, Vila Saúde e Vila Felipe – estarão promovendo atividades com as nutrizes e as gestantes sobre a importância do aleitamento.

Além de ser a primeira vacina, o leite materno tem tudo que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite. Outro ponto positivo é o ato de sugar o peito, que é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança. Ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e ter uma boa respiração. Para as mães, a amamentação ajuda na redução do peso após o parto e contribui para que o útero volte ao seu tamanho normal. Também ajuda a reduzir o risco de diabetes.