Corrida do Palácio Amarelo mobiliza atletas profissionais e amadores



Equipe Pé de Vento conquista bi campeonato masculino e feminino

O clima frio que fez com que os termômetros marcassem nove graus na manhã de domingo (5), não desmotivou atletas profissionais e amadores de participarem da 2ª Corrida do Palácio Amarelo. Ao todo mil corredores se inscreveram para a competição que acontece em comemoração aos156 anos de instalação da Câmara de Vereadores e 121 anos de aquisição do Palácio Amarelo. A largada, para a maratona de cinco quilômetros por ruas do Centro Histórico, foi dada às 8h na Praça Visconde de Mauá - em frente à sede do Legislativo. Pelo segundo ano consecutivo atletas da equipe “Pé de Vento” conquistaram a primeira colocação masculino e feminino. José Gutemberg Ferreira, de 40 anos, que em 2014 concluiu a prova com 17 minutos e 28 segundos, este ano conseguiu reduzir em dois minutos e 14 segundos seu tempo e cruzou a linha de chegada com 15 minutos e 14 segundos. Na entre as mulheres, Talita Wendling, de 34 anos, garantiu o bi campeonato, com o tempo de 19 minutos e 16 segundos – 44 segundos a menos do que em 2014.

“O atletismo é hoje o esporte mais praticado no Brasil. As atividades aeróbicas são as que trazem maior benefício para a saúde. Melhoram o estado imunológico, reduzem as doenças e o estresse. Fico feliz por ver que a Câmara de Vereadores vem se empenhando nisso. A corrida é a atividade física mais democrática que existe, pois em qualquer lugar às pessoas podem encontrar espaços para caminhar ou correr. A Câmara de Vereadores está de parabéns por esta iniciativa”, avalia o treinador da equipe Pé de Vento, Henrique Vianna. A Pé de Vento é hoje uma das melhores equipes de atletismo do Brasil, com três atletas convocados pela Seleção Brasileira  para representar o Brasil nos jogos Pan – Americanos, no Canadá.

 “A corrida marca dois momentos importantes para a Câmara. Nada melhor do que comemorar estas datas com um evento que une esporte, cultura e resgata a história do legislativo. Ficamos felizes por ver que não só os atletas amadores abraçaram esta ideia, mas também atletas profissionais de alto nível, como é o caso da equipe Pé de Vento. Agradecemos a todos que prestigiaram a competição e dividiram  conosco esta momento de comemoração”, diz o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).

No masculino, além de Gutemberg, foram premiados os atletas Fabrício Santos, que concluiu a prova com 16 minutos e ficou em segundo lugar, e Joniel Carneiro, que teve tempo de 16 minutos e 11 segundos e ficou em terceiro.
No feminino o segundo lugar foi de Maria Vitória Rodrigues, que cruzou a linha de chegada em 20 minutos e 54 segundos, seguida por Bianca Duarte Petryschuk, que concluiu a prova em 21 minutos e dois segundos e ficou em terceiro. 

Com os troféus nas mãos, Gutemberg e Talita comemoraram o bi campeonato na prova.

 “A gente sempre se dedica muito ao esporte. Mas sendo petropolitana e treinando em uma equipe também pretropolitana, a gente sempre se esforça um pouco mais nos treinos para obter um melhor resultado quando a competição é em nossa cidade natal. Estou muito feliz com o bi campeonato”, comemora Talita Wendling.

 “As competições em dias frios como hoje, sempre são mais difíceis, pois precisamos fazer um aquecimento mais intenso, mas felizmente conseguimos um bom resultado mais uma vez”, declara Gutemberg, que se prepara agora para participar de maratonas no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu.   

Ao longo do percurso de cinco quilômetros, atletas passaram por quatro antigas sedes do legislativo municipal -  nas Ruas do Imperador, Paulo Barbosa e próximo a Praça da Inconfidência. Em frente às antigas sedes do legislativo, baners informavam o período em que a Câmara funcionou em cada um dos prédios e fatos históricos que marcaram o período. “Nestes pontos, bandas marciais se apresentaram, animando e dando mais motivação aos participantes”, lembra o presidente da Câmara. Na Rua do Imperador, ao lado do Obelisco a animação ficou por conta da banda Wolney Aguiar (Banda do Cenip), e na Paulo Barbosa, a apresentação foi da banda “Johann Noel”. “Sou do interior de São Paulo e vim à Petrópolis passar o fim de semana. Estava passeando pelo Centro quando vi a corrida e esta banda tocando aqui ao lado do Obelisco. Esta iniciativa é muito interessante. É bacana vermos que a Câmara da cidade tem uma iniciativa como está. Estão de parabéns”, disse a artista plástica Andreá dos Santos, que veio à cidade para participar da Bauernfest.

 A chegada dos atletas, em frente à sede do Palácio Amarelo,  foi comemorada ao som da banda Risco, com um repertório pop rock, que animou os participantes.   

Os participantes receberam medalha e os primeiros colocados em todas as categorias foram premiados com troféus.

A Corrida do Palácio Amarelo foi criada no ano passado em comemoração aos 155 anos de Instalação da Câmara de Vereadores e 120 anos de aquisição do prédio sede do legislativo. Batizada com o nome do prédio histórico, a competição entrou no calendário oficial da cidade e será realizada anualmente no mês de julho.

Comentários