sábado, 4 de julho de 2015

Audiência Pública vai discutir serviços do SUS



A Saúde no município volta a ser discutida na segunda-feira, dia 6 de julho, às 14 h, na Câmara Municipal. A Audiência Pública “Portas de Entrada de Urgência e Emergência do SUS Municipal” vai debater os serviços de atendimento inicial do Sistema Único de Saúde - SUS.

O encontro foi proposto pelo vereador Silmar Fortes (PMDB), presidente da Comissão em Defesa da Saúde da Câmara. “O objetivo é fazer um diagnóstico da porta de entrada do Sistema de Urgência e Emergência do SUS, ouvir os profissionais e gestores das unidades de saúde para avaliarmos como está, de fato, a oferta de serviços e o funcionamento dos atendimentos realizados pelas portas de acesso da urgência. Com isso, estaremos no caminho para a otimização da assistência”, explicou Silmar.

As portas de entrada de urgência emergência são as unidades de saúde pelas quais o usuário ingressa no Sistema Único de Saúde. Em Petrópolis há sete portas de entrada de urgência e emergência: UPA Centro, UPA Cascatinha, Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), Pronto Socorro Leônidas Sampaio, Hospital Alcides Carneiro (HAC), Unidade Básica de Saúde e Serviço de Pronto Atendimento 24h Dr. Jorge Chimelli (Pedro do Rio) e Posto de Saúde 24h da Posse.

Silmar Fortes finalizou convidando também a população para participar da audiência, com o intuito de enriquecer o debate. “Este assunto deve ser discutido periodicamente devido à sua complexidade e importância. Precisamos saber se estas portas de entrada correspondem às expectativas e demandas dos petropolitanos, se estão sendo eficazes na sua função de garantir o acesso à saúde. É necessário também identificar os gargalos que prejudicam o bom funcionamento da rede, buscar a integralidade das ações. Contamos também com a presença da população nesta caminhada, para opinar e dar seu testemunho da situação no atendimento da urgência e emergência no município”.

Nenhum comentário: