Aprovado Projeto que institui a Campanha de Prevenção a Acidentes com Motociclistas



Um dos grandes problemas da saúde pública no Brasil atualmente são os acidentes com motocicletas, no Brasil, 42,2 mil pessoas morreram por conta de acidentes de trânsito em 2013, sendo 12.040 envolvendo motocicletas. Preocupada com o alto índice de acidentes, a vereadora Gilda Beatriz (PMDB), apresentou, e a Câmara Municipal aprovou (9/07), o Projeto de Lei institui a Campanha de Prevenção a Acidentes com Motociclistas.

“Todos os anos, os índices de morte no trânsito envolvendo motociclistas aumentam de forma assustadora. De cada dez acidentes de trânsito ocorridos no país em 2012, sete envolvem motociclistas. Em 2011, 48% das internações em hospitais públicos foram de motociclistas, de um total de 153 mil, aponta o Ministério da Saúde. Dentre os caminhos a serem seguidos para diminuir essa trágica estatística estão, sem dúvida, os da informação e educação. Sendo assim esse Projeto de Lei objetiva conscientizar a população acerca desse grave problema e incentivar as instituições a debater o assunto, o que, certamente, contribuirá para diminuir essa modalidade de violência urbana”, explica Gilda Beatriz.

O capacete é um item de segurança obrigatório para os motociclistas, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e suspensão direta do direito de dirigir.

Comentários