terça-feira, 9 de junho de 2015

Procon apreende 186kg de produtos vencidos no Charme Supermercados



Um gerente da filial do supermercado “Charme” em Petrópolis, que fica no Centro, foi preso nesta segunda-feira (8) durante a operação “Baila Comigo”, do Procon-RJ. Marcos Antônio Silva foi levado para a 105ª DP, no Retiro, onde foi aberto um inquérito por irregularidades cometidas contra os consumidores. A Operação Baila Comigo fiscaliza filiais dos supermercados Charme em Araruama, Maricá e Petrópolis.

No mercado, os fiscais encontraram 186 kg de produtos vencidos, entre os quais 29 kg de bacon. Durante a ação, os fiscais flagraram funcionários do mercado abrindo embalagens do bacon vencido e colocando o produto para venda a granel aos consumidores. Além disso, produtos na área de salgados havia insetos, poeira e manipulação direta do consumidor nos produtos no local, entre outras irregularidades.

De acordo com outro gerente, esses alimentos vencidos estavam separados em uma área interna do supermercado, mas funcionários misturaram por engano com uma carga de produtos novos. Segundo esse gerente, o produto fora do prazo de validade estava sinalizado com impróprio para venda.

Segundo o Procon, os estabelecimentos nos quais são encontradas irregularidades são autuados e têm um prazo de 15 dias (contado a partir de hoje) para apresentar a defesa ou solucionar os problemas encontrados. Caso isso não aconteça, eles podem ser multados ou interditados, dependendo da infração. O órgão de proteção ao consumidor ainda informou que foram encontradas irregularidades em todas as filiais fiscalizadas, mas não divulgou um balanço até o fechamento da edição.

Esta não é a primeira vez que o Charme tem problemas no ano. Em janeiro, o supermercado foi multado pela Coordenadoria de Fiscalização por causa de nove quilos de salsichas e mais de mil pacotes do mesmo produto armazenadas e expostas aos consumidores sem refrigeração. Na época, o mesmo gerente preso ontem afirmou que tomaria as medidas necessárias para o correto acondicionamento dos produtos das seções de frios.

fonte: Diário de Petrópolis / jornalista: Rômulo Barroso

Nenhum comentário: