sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sessão itinerante da Câmara estará em Nogueira na terça-feira



Vereadores estarão no bairro Nogueira na terça-feira (5), para realizar a terceira sessão itinerante do ano de 2015. O projeto “Câmara na Comunidade” – que leva as plenárias uma vez por mês a algum bairro da cidade - tem o objetivo de aproximar o Legislativo da população. As sessões itinerantes são realizadas sempre à partir das 19h, o que permite que mais pessoas participem. Em Nogueira a reunião acontecerá na paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho, que fica na Av. Leopoldina, 590. 

“Levar as sessões plenárias para as comunidades é uma forma de estimular o interesse da população pelo trabalho dos vereadores. Com isso exercemos de forma mais eficiente o mandato parlamentar. As sessões itinerantes permitem uma melhor interlocução entre os petropolitanos e os legisladores. Esta proximidade é fundamental para que a Câmara trabalhe em consonância com os anseios da população. As reuniões acontecem à noite para que as pessoas que trabalham fora possam participar e tenham oportunidade de apresentar suas demandas”, pontua o presidente, Paulo Igor (PMDB), lembrando que foi o vereador Thiago Damaceno (PP) quem indicou o local para esta primeira sessão do mês de maio.

“A cada mês um dos vereadores indica uma comunidade para receber a sessão itinerante. Desta forma, ao fim do ano, os parlamentares percorreram diferentes regiões ouvindo as demandas e verificando de perto os problemas”, explica.   

Este ano o “Câmara na Comunidade” já foi levado ao distrito da Posse, onde cerca de 150 moradores participaram, e ao bairro Correas, onde mais de 100 pessoas, entre empresários, produtores rurais e moradores,  assistiram à plenária. “A presença da população nas edições que realizamos este ano mostra que estamos atingindo o objetivo principal deste projeto, que é aproximar a população do Legislativo. Esperamos que, a exemplo do que aconteceu nas edições anteriores, em Nogueira as pessoas também participem. É compromisso da Câmara de Vereadores trabalhar para que as reivindicações da população sejam atendidas. Esperamos não só os moradores de Nogueira, mas todos aqueles que residem ou trabalham naquela  região”, convida Paulo Igor . 

Além de possibilitar a interlocução entre parlamentares e a população o projeto oferece, por meio de uma parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, o serviço de atendimento jurídico aos moradores. A equipe de profissionais do setor jurídico chega mais cedo, às 16h, para que haja tempo de o atendimento ser feito com tranqüilidade, antes do início da sessão.

"Percebemos que havia uma demanda muito grande por orientação jurídica nas comunidades. A parceria com a UCP veio suprir esta lacuna. O atendimento é feito com calma, os casos são analisados individualmente e a pessoa que busca auxilio sai de lá com a orientação necessária para resolver o seu problema", explica Paulo Igor.

Até o fim do ano, outras oito sessões do “Câmara na Comunidade” serão realizadas. As próximas sessões itinerantes estão marcadas para os dias 19 de maio, 9 e 30 de junho, 18 de agosto, 10 e 29 de setembro, 20 de outubro e 10 de novembro. Os locais serão definidos à partir da  indicação de cada vereador.

Nenhum comentário: