Responsável por 60 mil atendimentos/ano, Defensoria Pública recebe homenagem na Câmara de Vereadores



Responsáveis por mais de 60 mil atendimentos jurídicos gratuitos por ano em Petrópolis, defensores públicos foram homenageados na noite de quarta-feira (27) no plenário da Câmara de Vereadores. A solenidade aconteceu em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria e do Defensor Público (19 de Maio). De acordo com a coordenadoria regional da Defensoria Pública, em Petrópolis mais de cinco mil pessoas são atendidas mensalmente nos núcleos da cidade. Somente a unidade do Centro concentra mais de 1.500 atendimentos por mês, pelo menos 700 deles na área cível, casos como a falta de vagas para internação e exames, por exemplo.

“Temos em Petrópolis uma Defensoria Pública extremamente atuante. Os defensores em nossa cidade fazem valer os direitos de cada cidadão que os procura. O trabalho dos defensores muitas vezes vai além. Não é raro vê-los  indo a campo verificar “in loco” os problemas apontados pela sociedade e buscando caminhos para garantir na Justiça os direitos dos cidadãos. É um orgulho para a Câmara de Vereadores receber estas pessoas que fazem a diferença na sociedade petropolitana ”, declara o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).

“A ação rápida da Defensoria Pública foi fundamental para preservar o direito a moradia das pessoas atingidas pela tragédia de 2011. Foi o que impediu que imóveis fossem demolidos antes que as pessoas tivessem seus direitos garantidos. O sentimento que a cidade e esta Casa têm pela Defensoria Pública é de gratidão pelo trabalho em defesa dos direitos da população, principalmente dos mais carentes”, completou o vereador Ronaldo Ramos, idealizador da solenidade.

O coordenador regional da Defensoria Pública em Petrópolis, Cleber Alves frisou que os núcleos da Defensoria Pública estão de portas abertas não só para atender a população, mas também para trabalhar junto com o Legislativo pelos interesses da população. “A Defensoria Pública existe para garantir os direitos da população. E é isso que temos feito. Além de evitar a demolição de imóveis atingidos pela chuva em 2011, a ação da Defensoria impediu as inscrições nas paredes destas casas,  o que lesava a integridade dos moradores.Temos uma equipe atuante em todas as áreas, seja na saúde, que é uma das principais demandas; seja na defesa dos direitos dos idosos, como nos casos de isenção tributária e de IPTU; na proteção de animais, como os cavalos das charretes, e em relação a todas as demais demandas que a população apresenta”, explica o coordenador,  lembrando também a participação dos defensores em audiências públicas na Câmara de Vereadores.



Atuação de defensores de Petrópolis tem destaque no Estado

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro, Maria Carmem de Sá, lembrou que a atuação dos defensores públicos de Petrópolis na defesa dos interesses da população se destaca no Estado. “Os defensores públicos de Petrópolis são um modelo para todo Estado do Rio, uma referência”, disse, lembrando que a aproximação do parlamento com a Defensoria, é positiva para a cidade. 

“Nenhuma outra função pública tem tanto contato com a população quanto vereadores e a Defensoria Pública. O trabalho de ambos é baseado no contato com a população. A Câmara de Vereadores de Petrópolis sempre apoiou o trabalho da Defensoria. Hoje mais uma vez o Legislativo presta um reconhecimento público a esta categoria que atua na defesa dos interesses dos petropolitanos promovendo a cidadania”, frisou o representante da Defensoria Pública Geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco.

O compromisso da Câmara de Vereadores com a defesa dos interesses dos menos favorecidos  foi lembrado pelo coordenador geral da Defensoria Pública no interior, Marcelo Leal Alves. “Ao reconhecer o trabalho da Defensoria Pública na defesa dos direitos da população a Câmara demonstra estar em sintonia com este espírito que nos  move. Esperamos que esta “arte" de defender os interesses de quem mais precisa se estenda a toda sociedade”, disse.

A defensora pública Marília Pimenta dividiu a homenagem com os estagiários, que auxiliam o trabalho dos defensores, e com a população que diariamente busca o apoio da Defensoria Pública. “Agradeço muito aos nossos assistidos, pessoas que confiam em nosso trabalho e procuram a Defensoria Pública para se informar sobre seus direitos. Isso nos permitem exercer esta gratificante função. Todos têm direito a uma vida digna e equilibrada. É uma função da Defensoria buscar este equilíbrio”, pontua.

As defensoras públicas Andréa Carius de Sá, Gioconda Barbosa, Roberta Branco, Cristiana Mendes, Renata Duarte e o defensor público José Henrique Vieira dos Santos, também receberam moções honrosas pelos serviços prestados à comunidade.   

 A solenidade teve a presença do procurador do Município Marcus São Thiago e dos vereadores Gilda Beatriz e Silmar Fortes (PMDB), Roni Medeiros e Reinaldo Meirelles (PTB) e Thiago Damaceno (PP) 

*FOTOS JOSÉ PAULO - ASCOM/CMP

Comentários