quarta-feira, 6 de maio de 2015

Reforma política em debate na Câmara nesta quinta com dep. Rodrigo Maia



Rodrigo Maia falará sobre andamento dos trabalhos na Comissão Federal

Há 20 dias do início da votação da reforma política em Brasília, a Câmara de Vereadores recebe o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Comissão Especial que conduz a matéria no congresso, para palestra. O encontro, com vereadores, lideranças políticas e a sociedade acontece nesta quinta-feira (07.05),  às 18h30, no plenário do Palácio Amarelo.

“A reforma política atende a um anseio da população e está próxima de se concretizar. Consideramos importante que haja um amplo debate sobre o assunto”, aponta o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).  As mudanças já podem ser válidas para 2016 e o objetivo do encontro é dar base para que os próprios vereadores e as lideranças políticas conheçam mais profundamente as modificações. “Petrópolis é uma cidade altamente politizada e o acesso à informação é a garantia de a população continuar acompanhando e interessada no assunto”, completa Paulo Igor.

O presidente do PMDB em Petrópolis, deputado estadual licenciado e Secretário de Estado de Habitação, Bernardo Rossi, presente ao evento, defende o debate.“Apesar da definição se dar na esfera federal, é fundamental que o assunto seja discutido na Câmara de Vereadores, pois o vereador é o parlamentar mais próximo da população. A reforma política é uma questão urgente. A sociedade precisa acompanhar este processo e a vinda do Rodrigo Maia contribuirá para isso. A participação das lideranças políticas permite que a questão seja avaliada de forma ampla, o que é sempre muito positivo”, aponta Bernardo Rossi.

Um dos temas de maior interesse local é a mudança no sistema de eleição que será diferente não apenas para deputados federais e estaduais, mas para os vereadores, canal direto entre a população e o legislativo. O sistema proporcional, que hoje permite que candidatos menos votados sejam eleitos por efeito de legenda, pode ser abolido e os vereadores eleitos passariam a ser os que obtiverem mais votos.

 “Convidamos vereadores e prefeitos de municípios vizinhos, como  Teresópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto. Consideramos importante que eles, assim como as lideranças partidárias e a população participem desta discussão. O encontro será uma oportunidade de apresentamos sugestões que poderão ser agregadas ao debate que acontece na capital federal”, explica  Paulo Igor.
A reforma política que inicia votação em Brasília dia 26 de maio engloba temas como o financiamento de campanha, fim da reeleição e a fidelidade partidária. A palestra de Maia em Petrópolis complementa  a programação,  iniciada no dia 9 de abril, quando o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, no Rio, Amaury Cardoso debateu o assunto com líderes partidários e representantes da sociedade civil organizada de Petrópolis.

“É papel da Câmara de Vereadores trazer esta discussão para a esfera municipal, para que a população tenha as informações necessárias sobre este assunto. Esperamos que lideranças partidárias da cidade, assim como a sociedade petropolitana compareçam e contribuam com este debates”, pontua Paulo Igor. Além de promover os debates, a Câmara de Vereadores criou uma Comissão Especial para discutir ponto a ponto as questões relativas à reforma política. A Comissão é presidida pelo vereador Luizinho Sorriso e tem o objetivo de apresentar sugestões à comissão federal. 

“A reforma política é uma questão de suma importância para que tenhamos ferramentas novas para redirecionar a história da política no Brasil. A palestra do Rodrigo Maia, nos trará informações atualizadas sobre o debate que acontece na esfera Federal e nossa Comissão poderá fazer os encaminhamentos”, avalia o vereador Luizinho Sorriso.  

Nenhum comentário: