segunda-feira, 18 de maio de 2015

11º Feirão da Casa Própria atrai mais de 40 mil pessoas



Com foco no financiamento de habitação popular do Minha Casa Minha Vida, o  11º Feirão Caixa da Casa Própria realizado neste final de semana no Riocentro movimentou mais de R$ 962,5 milhões. Entre sexta-feira e domingo (15 a 17.05), passaram pelo local 40.272 pessoas. No total, foram fechados ou colocados em andamento 6.566 compras de imóveis. Durante o evento foram oferecidos 22.344 imóveis na capital e Região Metropolitana.

Na abertura do evento, na sexta-feira, o secretário de Habitação, Bernardo Rossi, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão e da presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, falou sobre a evolução da política habitacional no estado depois de três décadas sem investimentos. “São 102 mil casas erguidas em oito anos com recursos próprios e em parceria com o governo federal”.

No estande da secretaria, durante o evento, o público pode tirar dúvidas e conhecer os programas de financiamento. “Estamos mostrando também os demais investimentos na área habitacional. Além da construção de novas unidades, o Governo do Estado investe em regularização fundiária, infraestrutura de comunidades e recuperação de moradias populares”, apontou Bernardo Rossi.

O estado do Rio passou mais de 30 anos sem uma política habitacional. Hoje, o governo do estado estabeleceu metas até 2027 para o avanço no setor e atua em quatro áreas: regularização fundiária com o andamento de 117 mil títulos de posse de imóveis em 1.040 comunidades atendidas; a construção de novas unidades que este ano entrega mais 760 casas ainda no primeiro semestre, com recursos próprios; infraestrutura para melhoria de comunidades que está sendo intensificado e ainda a recuperação de conjuntos populares que já reformou 129 condomínios em todo o estado preservando as moradias já existentes.

“Entendemos que a política habitacional no estado deve unir todas essas frentes, privilegiar também a parceria com o governo federal no Minha Casa Minha Vida que já ergueu no estado 87.355 unidades, beneficiando 345 mil pessoas e avançar ainda mais junto à iniciativa privada e o Feirão da CEF é uma das ações que selam essa sinergia”, completa Bernardo Rossi.

Nenhum comentário: