Projeto “Vem pra quadra!” será ampliado para mais quatro comunidades



A Secretaria estadual de Esportes está concluindo a reforma de cinco quadras em comunidades de Petrópolis com colocação de piso e alambrado e inicia os estudos para viabilizar a melhoria de outras estruturas em mais quatro comunidades: Madame Machado, Félix (Estrada da Saudade), Siméria e Comunidade do Alemão. As quadras do Alto Independência e Comunidade da Glória, já concluídas, foram visitadas nesta sexta-feira (10.04) pelo deputado estadual licenciado Bernardo Rossi que indicou o programa para Petrópolis. Também estão em fase de acabamento as quadras das comunidades São Francisco de Assis, Neylor e Atílio Marotti.

Balizas, alambrados e pisos de grama sintética e saibro são itens das melhorias feitas nas quadras já existentes nas comunidades. “Com a ampliação do projeto vamos chegar a nove quadras beneficiando perto de 30 mil moradores, mas queremos que o projeto, que é piloto em Petrópolis, cresça ainda mais dentro e fora da cidade”, aponta Bernardo Rossi. Como deputado estadual, Bernardo apresentou emenda ao orçamento do estado de 2015 garantindo recursos para que o Vem Pra Quadra se torne uma política continuada de estímulo ao esporte e lazer. “Muitas das vezes a quadra em determinadas comunidades é o único ponto de encontro, de lazer, das famílias. Ter um espaço mais confortável é motivação para a prática esportiva”, completa.

O envolvimento dos moradores também é um diferencial para o bom resultado do projeto. Na comunidade da Glória a conservação da quadra, com limpeza da grama sintética, é notória. “Todos colaboram para que a estrutura dure bastante”, afirma o líder comunitário Wellington Rocha, o Feijão, morador há 25 anos no bairro.

“É um orgulho ter essa indicação acolhida e colocada em prática pelo estado e contar com a parceria da prefeitura. Sabemos que uma área de esportes gera lazer e atividade física o que afasta os jovens do uso de drogas e que beneficia toda a família. A intenção é que as quadras atraiam as famílias nos finais de semana”, afirma Bernardo Rossi.

O projeto “Vem pra quadra” tem o patrocínio da Companhia Estadual de Gás (CEG) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto é desenvolvido pela empresa Top Field, vencedora de licitação, que é responsável pela execução de outro projeto, o Travessia, que atendeu 14 comunidades com 22 obras em outros municípios fluminenses.

Comentários