Petrópolis terá lojas abertas nos feriados de Tiradentes e São Jorge



O comércio de Petrópolis estará com as portas abertas nos feriados de Tiradentes (terça-feira, 21) e São Jorge (quinta-feira, 23). A medida foi possível devido a um acordo entre o SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis e o Sindicato dos Empregados no Comércio da cidade. A medida vale para a toda a cidade. E não é só no Centro Histórico: as lojas dos demais distritos, incluindo Itaipava, também estarão funcionando normalmente nas duas datas.

Para o primeiro distrito, um acordo foi feito para os dois feriados. O acordo prevê o pagamento normal no dia de trabalho e o adicional pelas horas efetivamente trabalhadas no feriado (que deverá ser feito no mesmo dia, mediante vale, a ser lançado no recibo de pagamento do mês consecutivo); uma folga compensatória (que deve ser concedida em até 30 dias após o feriado trabalhado, podendo ser negociada entre empresário e funcionário, não podendo ser aplicada nas segundas-feiras, em função da semana inglesa); a importância de R$ 10, a título de lanche; e o vale-transporte referente ao feriado trabalhado.

Para os demais distritos, as horas efetivamente trabalhadas serão pagas sem qualquer compensação (que, se concedida, não isenta o empregador do pagamento das horas). Além disso, as lojas que estão dentro de shoppings e conjuntos comerciais são obrigadas a respeitar o limite máximo de carga horária diária e semanal, assim como os intervalos para refeições, independente do regulamento interno do condomínio. O acordo dos distritos, que garante o direito à folga semanal, vale para todos os feriados (exceto Natal, Ano Novo, Dia do Trabalho e Dia do Comerciário).
Mais informações sobre as atividades do Sicomércio podem ser consultadas pelo site http://www.sicomerciopetropolis.com.br, pelo e-mail sicomercio.petropolis2011@gmail.com, pelo telefone (24) 2237-0806 ou indo pessoalmente à sede do Sindicato, na Rua Irmãos D’Ângelo, 48, coberturas 4 e 6, no Centro Histórico.

Comentários