Desembargador de Portugal ministra palestra sobre direito comparado



Integrantes da diretoria e do Conselho da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Petrópolis) receberam nesta quarta-feira (15) o desembargador português Nuno Ribeiro, secretário da União Internacional de Juízes da Língua Portuguesa. No encontro, realizado no Fórum Dr. Felisberto Monteiro Ribeiro Neto, os advogados tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências sobre temas relacionados ao Direito em tempos de globalização. O evento foi promovido pela Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), com o apoio da OAB.

De acordo com Nuno Ribeiro, o Direito tem que ser pensado em uma escala global, para se adequar aos desafios vividos atualmente por todos os profissionais envolvidos na área. “Os acadêmicos, cada vez mais, estão dando valor ao direito comparado. Penso que as associações e organizações, seja de magistrados ou de advogados, devem pensar nisso também, participando deste processo”, afirmou.

O desembargador citou avanços internacionais em determinadas legislações, como o direito da família e dos menores, que, segundo ele, estão bem avançadas em escala internacional. Nuno Ribeiro destacou, também, o papel do judiciário e dos juízes na atividade econômica e social, a partir das decisões tomadas. “Às vezes, pensamos no nosso trabalho apenas como agentes da lei, mas a noção de cidadania vai além disso. Os juízes precisam refletir sobre o seu papel”, ressaltou Ribeiro.

“O encontro foi valioso. Nós aprendemos muito com esta verdadeira aula que foi concedida pelo desembargador Nuno Ribeiro. Nós, da OAB, sempre valorizamos o intercâmbio, e estamos de portas abertas para este tipo de atividade”, afirmou o presidente da OAB – Petrópolis, Antonio Carlos Machado.