sábado, 11 de abril de 2015

BOMTEMPO FIRMA COMPROMISSO DE ADESÃO DE PETRÓPOLIS AO MAIO AMARELO



A Prefeitura de Petrópolis deu, na manhã desta sexta-feira (10/4) um importante passo para tornar o trânsito da cidade mais seguro. Em solenidade realizada no Palácio Sérgio Fadel, o prefeito Rubens Bomtempo assinou, ao lado do presidente da Frente Parlamentar Pelo Trânsito Seguro, deputado federal Hugo Leal, e do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, o termo de compromisso de adesão do município ao movimento internacional Maio Amarelo. A ideia é promover, já a partir do dia 1º, uma série de ações para despertar a atenção da sociedade para o tema.

Ao falar sobre a importância da adesão do município ao movimento, o prefeito Rubens Bomtempo afirmou que é impossível pensar num sistema público de saúde que funcione de forma plena sem trabalhar a questão da violência no trânsito. “Estamos falando de vidas que podem e devem ser preservadas. Os acidentes representam um risco e ainda custam caro ao poder público. São pessoas que acabam demandando uma enorme atenção das equipes, necessitando de equipamentos e material de alto custo, ocupando leitos onde poderiam estar outros pacientes” lembrou, garantindo que vai trabalhar para mobilizar a sociedade em relação ao assunto.

O deputado Hugo Leal lembrou que o Brasil aderiu à Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, iniciativa patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde. “O objetivo é reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020. Para isso, é preciso que os municípios participem, que a sociedade se envolva”, disse, lembrando que é preciso pensar, primeiro, em preservar as vidas, depois em reduzir o número de feridos e, por último, reduzir o número de acidentes.

Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho parabenizou o prefeito pela adesão ao movimento. “Este é um movimento da sociedade, um símbolo que esperamos ver reconhecido em todo o mundo. É uma linguagem única que lembra a importância de ações por um trânsito mais seguro”, lembrou.    

Após a assinatura do termo de compromisso de adesão do município ao Maio Amarelo ficou acertado que o grupo de trabalho formado para discutir e formatar as ações que serão realizadas em Petrópolis voltará a se reunir na próxima semana. “Vamos trabalhar para chamar a atenção da população para este tema. Vamos aproveitar a Exposição Agropecuária e a Corrida do Trabalhador para lançar as ações. Depois, vamos levar o tema para as escolas, para a rede de saúde. Esse é o início de um trabalho que tem tudo para refletir diretamente e de forma bastante positiva na sociedade petropolitana”, finalizou o prefeito. 

Nenhum comentário: