quinta-feira, 26 de março de 2015

Sessão Solene homenageia 40 anos do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto



A Câmara Municipal realiza na próxima sexta-feira, 27 de março, às 9 horas, sessão solene aberta ao público para homenagear os 40 anos de criação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO) em Petrópolis. A iniciativa é do Vereador Meirelles (PTB).

O Pico do Couto tem 1.772 metros e acesso pela BR 040, pela estrada do Rocio. Como no início a estrada que levava até o Destacamento era de barro, muitas são as histórias de carros atolados que tiveram de ser rebocados por tratores. Esses e outros momentos da instalação do Destacamento em Petrópolis serão contados pelos homenageados na sessão solene.

O Destacamento do Pico do Couto foi criado em 1975 com o objetivo de controlar e proteger o espaço aéreo dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. A escolha da localização levou em consideração o posicionamento privilegiado da região em relação às regiões que necessitavam do serviço de controle aéreo.

Muitos anos depois, o Destacamento é conhecido pelas modernas instalações, com sistemas de radiodeterminação, o que incluem radares para o controle e a defesa do espaço aéreo, além de radar meteorológico. Possui também um sistema de telecomunicações com diversos enlaces de rádio UHF e VHF e comunicação via satélite.

O Destacamento apóia entidades externas, como o Exército Brasileiro, a Associação de Rádio Amador, empresas de telefonia, a Secretaria de Segurança do Estado, o INEA, a Defesa Civil e o SAMU. Além de dar apoio determinante na prevenção e mitigação de desastres naturais na região serrana.

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto trabalha todos os dias do ano, 24 horas por dia com o slogan: “Olhos ao céu em mãos seguras”.

Nenhum comentário: