Projeto de cidadania leva alunos da educação infantil para conhecer a Câmara de Vereadores



Alunos do Centro de Educação Infantil (CEI)  Jorge Rolando da Silva, que participam de um projeto para desenvolver a cidadania desde a infância,  visitaram na manhã desta terça-feira (10)  o prédio da Câmara de Vereadores e conheceram um pouco sobre a história do legislativo. A visita faz parte do projeto que tem o objetivo de despertar nas crianças desde cedo -  a partir dos 5 anos -  o senso crítico, o interesse pela apropriação dos espaços e a valorização da história de Petrópolis.

“Este projeto é muito bacana. É surpreendente ver que apesar de bem pequenas, as crianças prestam atenção a todas as informações e se interessam em saber mais. A direção e os responsáveis pelo projeto estão de parabéns. Petrópolis é uma cidade com rico patrimônio artístico e cultural, precisamos de mais iniciativas como esta”, pontua Paulo Igor.

O projeto faz parte das comemorações pelos 3 anos de inauguração do CEI Jorge Rolando da Silva, que fica no bairro Morin.  A unidade hoje atende 155 crianças com idade entre 4 meses  e 5 anos e 11 meses.  Ao todo 31 crianças do 5º período visitaram o Palácio Amarelo nesta terça-feira. 

Na semana passada os alunos da creche receberam informações sobre a história da personalidade que dá nome à unidade educacional - o ex-vereador Jorge Rolando da Silva.

 “Nesta idade a criança absorve com facilidade tudo o que lhe é apresentado. É importante que elas conheçam os espaços e se apropriem deles. Saber mais sobre a personalidade que dá nome aos espaços faz parte da construção deste conhecimento. Apesar de serem bem pequenos, antes mesmo de chegar aqui eles  já sabiam que iriam  conhecer  o prédio da Câmara de Vereadores e que aqui veriam muitas coisas novas. Eles se sentem motivados e interessados, o que é muito bom. Isso é  o despertar da cidadania”, explica a diretora Mônica Achão .

A orientadora pedagógica do CEI, Aline Nicolay, destaca a importância de projetos como este na construção de cidadãos que  na idade adulta serão mais conscientes de seus direitos e deveres.  “A aproximação das crianças com um local como a Câmara de Vereadores e esta conversa com o presidente da Casa, desmistificam a imagem distante que muitas pessoas têm das autoridades. As  crianças aprendem desde cedo que as autoridades são acessíveis e que todo cidadão tem direitos que devem ser respeitados, mas também deveres a serem cumpridos”, completa a orientadora.

Na semana que vem outro grupo de alunos do CEI visitará o Palácio Amarelo. “Parabenizo a equipe do CEI Jorge Rolando da Silva pelo trabalho que vem sendo desenvolvido com as crianças do bairro nestes 3 anos,  e de modo especial por este projeto, que é uma semente de cidadania que está sendo plantada”, diz Paulo Igor.

A próxima visita de alunos está marcada para o dia 18 às 9h.

Comentários