Pré-Vestibular e ENEM - não é cedo para pensar nisso



Após a folia de carnaval e a diversão do verão, falar em vestibular e ENEM é lembrar da responsabilidade de quem irá enfrentar essa empreitada. Estudar antecipadamente, sem correria e não acumulando tarefas , são fatores suficientes para ver todos os tópicos necessários para o sucesso nas provas.

- Cada um tem seu ritmo próprio, uns precisam de mais tempo para absorver o conteúdo que se propõe a estudar do que outros. Alinhar a revisão teórica e exercícios para treinar é sempre bom. O quanto antes o aluno se propor a estudar, com disciplina e se programando com calma, melhor será. - afirmou Nelson Assis, graduado e mestre em engenharia de telecomunicações pela UFF, professor e proprietário da Tutores Reforço Escolar (unidade de Petrópolis, no RJ) - As chances de quem começa antes é sempre maior do que aqueles que estudam em cima da hora. Ritmo, perseverança e atitude são as chaves do sucesso.

Nelson também lembra que o fato de estudar com calma, além de aumentar as chances, ainda permite algo desejado por todos que passam por este momento de tensão: conseguir equilibrar os estudos com a vida pessoal, se permitindo momentos de lazer e descanso com amigos e família

- Estar organizado e tranquilo por se programar nos estudos, permite que o aluno se divirta e descanse também, o que é fundamental para o bom rendimento. Não adianta o aluno "se matar" de estudar faltando poucos dias para a prova, criando um estresse que "bloqueia" o raciocínio, muitas vezes fazendo com que o aluno apenas decore determinada matéria ao invés de racionar sobre ela ou compreendê-la de fato. Sem contar que a família, parte integrante de todo este processo, também se tranquiliza em ver o aluno estudando com antecedência, diminuindo um pouco a pressão sobre aquele aluno. Enfim, só traz benefícios. - finaliza Nelson.

Dicas para melhorar o desempenho:

1- Inicie os estudos com antecedência;
2 - Estudar sozinho, sem auxílio de um curso não é impossível, porém requer o dobro da disciplina e dedicação. Você também deverá ter um cuidado no material escolhido (sejam livros, simulados ou material de internet), se certificando que aquele material foi criado e revisado por bons professores;
3 - Os cursos pré vestibulares ajudam bastante no processo, pois você encontrará professores especializados, simulados de vestibulares e edições passadas do ENEM, além de outros alunos que estudarão com você . Os cursos pré vestibulares também auxiliam na formação de disciplina dos estudos, ou seja, você já sabe que separará aquele tempo exclusivo para se dedicar, sem se distrair;
4 - Estar somente no curso, não garante a aprovação. O estudo complementar em casa auxilia na fixação das matérias e cria a disciplina. Separe um tempo diário e um horário certo para estudar em casa.
5 - Leia revistas, jornais, assista noticiários na TV e pesquise sites de notícias. Conhecimentos gerais são essenciais para redações e compreensão de textos.
6 - Durante o estudo, se desconecte totalmente das redes sociais, aplicativos de bate papo e similares. Fique longe do celular, evitando SMS's e só atendendo ligações realmente importantes. Lembre-se que é seu tempo de estudo para algo que transformará sua vida inteira.
7 - Dormir bem (sem virar noites) e se alimentar bem (evitando alimentos pesados e gordurosos), principalmente nos dias que antecedem as provas;
8 - Não decorar e sim aprender!

Informações:
Início da turma Pré-Vestibular e ENEM: março 2015.
Tutores Reforço Escolar - Rua Monsenhor Bacelar, 336 - Valparaíso
Telefones: (24) 2248-8223 / (24) 98808-4166  - Site: tutores.com.br/petropolis-inconfidencia