sexta-feira, 20 de março de 2015

Câmara entrega de Medalha Koeler e títulos de Cidadãos Petropolitanos hoje



Como parte das comemorações pelos 172 anos de Petrópolis, a Câmara de Vereadores entrega na noite desta sexta-feira (20) as medalhas Koeler e os títulos de Cidadãos Petropolitanos – maiores honrarias concedidas no município. A solenidade acontece a partir de 19h no Palácio Quitandinha – um dos mais tradicionais cartões postais da cidade. "Esta cerimônia é um momento especial para a Câmara de Vereadores. Além de homenagearmos o aniversário da nossa cidade em um dos mais tradicionais pontos turísticos da nossa cidade, ela é uma oportunidade de honrarmos a memória dos fundadores de Petrópolis e valorizarmos aqueles que acreditam e trabalham pelo seu crescimento hoje", considera o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).

A Medalha Koeler– grau Cruz de Distinção, destinada à Mitra Diocesana de Petrópolis, será entregue ao bispo Dom Gregório Paixão. A Medalha Koeler - grau Cruz de Mérito - será concedida ao ex-presidente da Câmara de Vereadores e membro do IHP, professor Paulo Machado da Costa e Silva. O diploma de Honra ao Mérito será entregue ao Monsenhor Paulo Elias Daher Chedier, que este ano completa 60 anos de sacerdócio, e o título de Cidadão Benemérito, que será destinado à primeira dama da cidade, Luciane Martins Bessa Bomtempo.

Entre os homenageados com o título de Cidadão Petropolitano estão chargista Ziraldo e o maratonista Giovani dos Santos. Ziraldo Alves Pinto, também conhecido pela atuação como escritor, cronista, jornalista, dramaturgo, desenhista, pintor e colunista, receberá o título de cidadão petropolitano aos 82 anos. Atualmente Ziraldo é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

O maratonista Giovani dos Santos integrou a delegação que disputou os jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, onde conquistou uma medalha de bronze nos 10.000 metros. Em 2012, o atleta venceu a volta internacional da Pampulha, em Belo Horizonte. Giovani faz parte da equipe petropolitana Pé de Vento e já venceu diversas maratonas nacionais e internacionais.

Há quatro anos uma pareceria com o SESC permitiu que o evento, realizado pela Câmara e pelo Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), retornasse ao Palácio Quitandinha. “O Quitandinha é um dos mais belos patrimônios da nossa cidade, um prédio histórico de grande importância para Petrópolis. É um presente para a cidade que o Sesc tenha a sensibilidade de entender a importância desta solenidade e nos ceda gratuitamente o espaço. Não existe imóvel mais adequado em Petrópolis para esta cerimônia”, avalia Paulo Igor.
Os homenagens serão prestadas pelos 15 vereadores. Ao todo, 45 títulos de Cidadãos Petropolitanos serão entregues a pessoas que se destacaram por exercer trabalhos que fazem a diferença para o município na economia, na saúde, nas artes e demais segmentos.

Nenhum comentário: