PETRÓPOLIS: Bancários fazem manifestação na Caixa Econômica



O Sindicato dos Bancários de Petrópolis fará uma manifestação durante a tarde de hoje nas agências da Caixa Econômica Federal da cidade, ambas na Rua do Imperador. Em ato denominado “Caixa 100% pública”, os sindicalistas pretendem alertar a população sobre rumores de que o governo federal pretende abrir o capital público do banco estatal em 2016.

Em nota, o SindBancários afirma que tornar a CEF uma empresa de mercado é abrir brechas para a privatização, ameaçando a viabilização de programas sociais, como Bolsa-Família, habitação e seguro-desemprego. 

- Seu compromisso de combater a desigualdade social não pode ser colocado em risco. Acreditamos que a Caixa deve continuar sendo um banco público e social. E, conforme estabelece sua missão, atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro – declararam.

Os bancários lembram ainda que a Caixa Econômica Federal é o banco que mais contratou no Brasil. Entre 2003 e 2013, 67,691 novos funcionários foram admitidos.