Cavalos debilitados deitam em praça e são apreendidos em Petrópolis, RJ



Dois cavalos foram apreendidos após vagarem pela ruas do Centro Histórico, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e deitarem no gramado da Praça da Liberdade, na manhã neste sábado (14). Visivelmente debilitados, magros e machucados, os animais deram trabalho para a Guarda Civil que teve que usar cordas para conseguir que eles ficassem de pé. Um homem esteve no local e se apresentou como dono dos animais. Ele disse que os cavalos fugiram de casa no bairro Floresta. Os animais foram levados para o abrigo do município, em Itaipava, onde vão passar por avaliação veterinária. Para reaver os bichos, o suposto proprietário terá que pagar multa e as diárias de estadia.

O homem que afirma ser dono dos cavalos foi orientado a procurar o destacamento da Guarda Civil. “Ele disse que é catador de latinhas e que usaria os animais para puxar uma carroça, onde colocaria o material recolhido”, exlicou o chefe do Grupamento de Intervenções Tática da Guarda Civil, Eliel Silveira. Segundo o suposto proprietário, os cavalos foram comprados nesta sexta-feira (13), na Baixada Fluminense, por R$ 1.500. Os animais foram levados para o abrigo municipal para animais de grande porte. Eles passarão por avaliação e tratamento veterinário.

Silveira ressaltou que além da questão dos maus-tratos, a negligência do dono poderia ter causado um acidente. “Eles andaram pelas ruas da cidade e colocaram a vida das pessoas em risco”, declarou o chefe da Guarda Civil, ressaltando que colisões de automóveis com animais de grande porte costumam ter consequências graves, podendo até matar o motorista e o próprio animal.

fonte: Fernanda Soares Do G1 Região Serrana
(Fotos: Fernanda Soares/G1)

Comentários