Bate-papo com William Campos, novo Secretário de Educação de Maricá


Secretário de Educação em Petrópolis na gestão anterior, William Campos assumiu o comando da Secretaria de Educação em Maricá há pouco mais de um mês no governo Washington Quaquá (foto de camisa branca). Na última sexta-feira (06/02), estive na cidade da Região dos Lagos para conhecer um pouco sobre o trabalho que chamou a atenção dos petropolitanos após o anuncio do fim do monopólio dos transportes públicos na cidade. O início das operações da autarquia Empresa Pública de Transportes (EPT), criada pela Prefeitura, significa o atendimento às reais demandas da população – não apenas aos interesses dos empresários, ou seja, sem qualquer tipo de cobrança de passagem. 

Realmente Maricá mudou muito desde a última vez que estive por aquelas bandas há dez anos, ao lado da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) visitei algumas escolas e respondi a muitas perguntas de profissionais do setor sobre a gestão de Campos na Cidade Imperial.

Ainda franciscano William começa a implantar seu modo de trabalho que sacudiu Petrópolis em apenas um ano. “Antes de assumir, em dezembro de 2014, recebi um relatório das escolas do vice-prefeito Marcos Ribeiro e de outros secretários de educação do governo Washington Quaquá, Marta Ribeiro e Adriana Costa.

Já na primeira semana quando assumi recebi cada uma das diretoras das 53 escolas do município, uma a uma, meia hora cada, e solicitei que entregassem três pedidos importantes para a escola progredir em qualquer área. 

Na medida em que as diretoras estão devolvendo, estou visitando escola por escola, de acordo com ordem de devolução. Depois dessas visitas, volto com a equipe da educação em março e abril para fazer reuniões de pais e ouvir a comunidade. Em Maricá, como o número de escolas é menor foi possível fazer um contato direto. ” Declarou William Campos. 

Como bom observador, não pude deixar de notar que o Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação 2015 já esta pronto, e repleto de metas ousadas. Caso consiga repetir as atuações na Secretaria de Estado de Educação e nas Secretarias Municipais de Belford Roxo e Petrópolis, em breve teremos muitas novidades.