sábado, 24 de janeiro de 2015

Falta d'água vira uma triste rotina para muitas famílias petropolitanas



A falta de chuvas que servem para diminuir o calor e também normalizar os nossos mananciais de abastecimento de água transformou o verão em um grande drama para muitas famílias petropolitanas. O clima seco e a estiagem trouxe a tona novamente outro problema, a falta de água. Em alguns bairros da cidade, como no caso da Mosela, Nogueira – Águas Lindas e Vila Rica, residências que ficam em locais mais altos já sofrem com a falta de água. 

Segundo a concessionária Águas do Imperador, os dois sistemas de abastecimento de reforço, da Ponte de Ferro e Rio da Cidade, que aumentam em 30% o abastecimento, estão sendo utilizados devido a estiagem, no entanto eles afirma que estão conseguindo manter o abastecimento regular. Em nota, enviada pela assessoria de imprensa, eles ressaltam que “a falta de chuvas afeta a produção de água, pois as chuvas são consideradas a principal recarga dos mananciais da cidade, e que os sistemas complementares (Ponte de Ferro e Rio da Cidade) já deveriam estar fora de operação nesta época do ano”. 

Segundo nota enviada a imprensa, a empresa está enviando caminhões-pipa, que retiram água dos reservatórios, para os locais onde esteja ocorrendo falta de pressão, para que ocorra o abastecimento durante o dia, já que o elevado consumo nas partes baixas dos bairros despressuriza as partes altas. 

Somada a essas operações, continuam operando a interligação dos sistemas de abastecimento, deslocando água entre o Centro e os distritos, a fim de aumentar a vazão e disponibilizar mais água nos locais de maior necessidade. Os sistemas produtores e os níveis dos reservatórios são monitorados 24 horas por dia no Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

Hora de economizar

A nota pede ainda que os petropolitanos utilizem a água de forma consciente. A população deve ser alertada quanto à importância do uso racional da água, utilizando-a de forma adequada, pois a quantidade de água utilizada diariamente tende a aumentar em épocas de calor excessivo. 

Mais esclarecimentos sobre consumo e abastecimento podem ser obtidos através do telefone 115, no site da concessionária (www.aguasdoimperador.com.br), ou diretamente nas Centrais de Atendimento Comercial do Centro (Rua Irmãos D’Angelo, 52) e de Itaipava (Estrada União e Indústria, 10126, no Arcádia Mall).

Com informações do jornal Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: