MARCUS VON SEEHAUSEN ASSUME O INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO RIO



O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Estado do Rio de Janeiro ganhou novo presidente, nesta quinta-feira (08/01), durante solenidade de posse realizada pelo governador Luiz Fernando Pezão e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústrias e Serviços, Júlio Bueno. Marcus Wilson von Seehausen, presidente do PTB de Petrópolis e ex-secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida assume a autarquia após a indicação de seu nome pelos deputados estadual e federal, Marcus Vinícius Neskau e Cristiane Brasil, presidente estadual e nacional do partido, respectivamente. O instituto é diretamente vinculado à pasta de Desenvolvimento Econômico e atua como órgão fiscalizador através de um convênio com o Inmetro, no campo da metrologia legal e qualidade industrial. “À frente da Secretaria fizemos um trabalho com resultados muito positivos. O Ipem atua como um órgão de defesa do consumidor e receber a presidência desta autarquia tão importante é o reconhecimento de nossas ações. Farei o melhor pela defesa do consumidor em todas as áreas que o Ipem atua no território fluminense”, frisou Marcus von Seehausen.

A missão do IPEM-RJ é garantir à sociedade do Estado do Rio de Janeiro a execução da Metrologia Legal, assim como a conformidade industrial com eficácia e confiabilidade. Além de ser o responsável pelos taxímetros, o instituto atua ainda na fiscalização radares de velocidade, bombas de combustível, e produtos como, por exemplo, brinquedos, extintores de incêndio, plugues e tomadas, pneus reformados, botijões de gás, GNVs, entre outros. Na busca da excelência administrativa, a autarquia trabalha o processo de gestão por estratégias, garantindo assim a sua sustentabilidade financeira e disseminando entre seus colaboradores a cultura orientada para resultados. O Instituto busca parcerias privadas e públicas, como o Programa de Cooperação com as universidades Federal e Estadual, para integrar-se à malha da infraestrutura do Rio e contribuir para o desenvolvimento do Estado e o crescimento dos diversos segmentos setoriais.

Para atender todo o Estado, o IPEM-RJ possui sete postos regionais localizados nos municípios de Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo e Volta Redonda. Além disso, participa do Programa Poupa Tempo do Governo do Estado com três unidades administrativas, localizadas no Bangu Shopping, no Shopping Grande Rio e No Shopping São Gonçalo; descentralizando o atendimento ao cidadão com a oferta dos seguintes serviços: agendamento de serviços, levantamento de débito e/ou emissão do nada consta, abertura de processo para registros de empresas de sistema GNV, registro de solicitação e emissão de documentos, protocolo de entrega de documentos. O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro se faz presente ainda em diferentes municípios através de sua unidade móvel, o Baby. O serviço móvel tem como objetivo agilizar o atendimento e evitar possíveis irregularidades que possam a vir lesar os consumidores.

Para entrar em contato com a ouvidoria do Ipem basta ligar para o número (21) 2332-4191 ou para o 0800 282 3040.