quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Exposição Itinerante sobre Gravidez na Adolescência chega a Corrêas



A Exposição Itinerante 280 dias: Adolescência e Gravidez foi aberta pelo prefeito Rubens Bomtempo, na tarde desta segunda-feira (17/11), na Escola Municipal Hercília Moreti, em Corrêas. A ideia é aproximar o tema dos moradores das comunidades, estimulando a reflexão e levando informações diretamente aos jovens e seus familiares. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura - por meio das secretarias de Educação, Saúde e Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) - o Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA) e a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase/FMP).

O  prefeito Rubens Bomtempo abriu a exposição destacando a importância de levar as famílias dos adolescentes a conhecerem a exposição.

- Com esse apoio, a perspectiva deles pode mudar. A família tem que estar sempre ao lado para que possam superar esse momento - disse Bomtempo.

Duas estudantes da unidade de ensino foram capacitadas como monitores e acompanham os visitantes durante a exposição, tirando dúvidas e sendo multiplicadores. A mostra foi baseada em um estudo sobre gravidez entre as jovens petropolitanas, fruto de uma parceria entre a FMP/Fase e o Ministério da Saúde, através do PET Saúde II – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – e compreendeu dados qualitativos sobre o tema em Petrópolis, onde foram entrevistadas adolescentes grávidas ou no período de até 42 dias após o parto (puerpério), e jovens mães com idade até 24 anos, grávidas na adolescência.

Em Petrópolis, o número de adolescentes grávidas vem caindo gradativamente. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2001, 24,33% das gestantes eram adolescentes entre 10 e 20 anos. Uma década depois, em 2011 esse percentual caiu 19,89%. O número continua caindo e o ano de 2013 foi fechado com percentual de 16%”.

Nenhum comentário: