Deputado Hugo Leal destina emenda de R$ 1 milhão para sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis



A cerimônia que vai comemorar os 75 anos de fundação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), neste domingo, terá um significado especial. Durante o evento, o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ) anunciará a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a construção da sede do Parnaso, em Petrópolis. A emenda individual será incluída no Orçamento da União para 2015.

Outra decisão importante vai solucionar um conflito que já dura quase 30 anos na região. Hugo Leal participará da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a nova delimitação do Parnaso. O TAC – elaborado com base em projeto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – retira dos limites do Parque uma área rural de 210 hectares em Correas, onde vivem 100 famílias.

O projeto corrige um erro surgido em 1984, quando decreto federal delimitou a área do parque, incluindo a comunidade do Bonfim em Área de Proteção Ambiental (APA). Por lei, não poderia haver moradia ou plantações naquela área. O TAC representa um alívio para a comunidade agrícola do Bonfim. O documento será assinado com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, de representantes do Ministério Público Federal e moradores da comunidade.

“Desde 2008 tenho acompanhado de perto a situação do Parnaso – em especial a luta dos moradores do Bonfim pelo reconhecimento de suas terras. Além de encontros com a comunidade, fiz diversos requerimentos de informação ao Governo. A nova sede e a assinatura do TAC terão um impacto positivo na preservação do Parnaso, esse maravilhoso patrimônio do nosso Estado”, diz Hugo Leal, que é presidente regional do PROS e vice-líder do Governo na Câmara.

A festa de aniversário do Parque começa às 9h, em Teresópolis. A programação inclui atrações musicais, gincanas, trilhas guiadas, estandes temáticos e a exposição PARNASO 75 anos, organizada pela Secretaria de Cultura de Teresópolis.

O Parnaso tem uma rede formada por 130 quilômetros de trilhas, a maior do Brasil. É o único parque nacional a abrigar mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção.

Via Ascom

Comentários