Câmara Municipal promove palestra sobre a Prevenção da Diabetes

Evento encerra mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate à doença



Recentemente, em 14 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial contra Diabetes. A data vem sendo utilizada como alerta para o aumento da incidência da doença no mundo e para divulgar informações que ajudem na prevenção e controle desse mal. A International Diabetes Federation (IDF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) encabeçam as atividades a nível mundial, enquanto o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Diabetes promovem a data em nosso país.

Dentro desse enfoque, a Câmara Municipal de Petrópolis promoverá na próxima sexta-feira (28), às 18h30, no plenário da Casa, o evento “A Prevenção da Diabetes”, que terá como palestrantes os médicos Francisco Sales Ferreira Filho (endocrinologista), Adriana Faro (nutróloga) e William Tannure (oftalmologista).

“O diabetes é uma doença que vem crescendo e que causa uma grande preocupação. O que queremos fazer proferindo estas palestras é orientar as pessoas sobre as formas de prevenção necessárias desde criança, com a adoção de hábitos saudáveis na alimentação”, explica o vereador Maurinho Branco, que teve a iniciativa de promover a palestra.

Um dos meios de prevenir o diabetes é praticar exercícios físicos e manutenção do peso, além de estabelecer uma alimentação saudável. Com essas medidas o risco de se tornar diabético é reduzido em 50%. Os testes de taxa de glicose poderão ser realizados em qualquer Unidade de Saúde ou no Programa de Saúde da Família (PSF) e é um direito do usuário do SUS garantido pela Lei nº. 11.347.

A International Diabetes Federation (IDF) estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025. Hoje há mais de 230 milhões. Uma doença que traz inúmeras complicações, muitas vezes levando à morte. “Acho que essa é a importância de ações de pequeno porte como essa, mas que ajudam a combater esses números tão alarmantes”, concluiu o vereador.

Comentários