TV Câmara leva o trabalho do legislativo à população


Paulo Igor diz que objetivo á dar transparência e ampliar acesso às informações sobre trabalho dos vereadores

Ampliar o acesso da população às informações sobre o trabalho da Câmara de Vereadores e permitir um acompanhamento e avaliação constantes das ações dos parlamentares, dando transparência ao trabalho do legislativo, estes são os objetivos do TV Câmara – que possibilita a transmissão das sessões plenárias, em tempo real (via internet), e também pelo canal 97 (Tach Cable). O sistema começou a ser implementado em 2012, pelo presidente da Casa, vereador Paulo Igor (PMDB). Além das transmissões de sessões legislativas, que atualmente acontecem as terças e quartas-feiras às 16h, e das audiências públicas realizadas no plenário da casa legislativa, a população pode conhecer mais o trabalho dos parlamentares assistindo o jornal Notícias da Câmara e o programa “Fala Vereador”, que vão ao ar às sextas-feiras à partir das 18h30.

“As transmissões pela TV e via internet, permitem que mesmo aquelas pessoas que estão trabalhando, ou por outro motivo qualquer não têm disponibilidade de vir ao plenário, possam acompanhar o nosso trabalho. Não só as sessões são transmitidas ao vivo, mas também as audiências públicas podem ser assistidas em tempo real. Com o crescimento da internet, que hoje pode ser acessada via celular, o cidadão pode acompanhar de onde estiver o trabalho do seu representante nesta casa”, explica o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.

O presidente da Casa destaca que além de facilitar o acesso da população ao trabalho dos parlamentares, as transmissões permitem que a população acompanhe de forma prática, a discussão dos assuntos que influenciam o seu dia a dia.

“A Câmara é uma casa aberta a população. Minha prioridade à frente desta casa tem sido a aproximação do legislativo com o cidadão petropolitano. Acredito que a Câmara de Vereadores é a casa onde os interesses dos moradores da cidade devem ser defendidos. Neste sentido temos realizado audiências públicas, abrindo espaço para o debate de assuntos que influenciam o dia a dia das pessoas. Esta semana, por exemplo, tivemos audiências públicas sobre transportes e educação. É importante que o cidadão acompanhe estas discussões. O TV Câmara tem sido um instrumento eficiente para levar este debate até a casa dos petropolitanos. Com ele as pessoas não precisam mudar suas rotinas para acompanhar assuntos importantes para a cidade e que refletem no seu dia a dia”, pontua Igor.

Desde dezembro do ano passado a Câmara exibe semanalmente o jornal “Notícias da Câmara”, que apresenta um resumo dos trabalhos do legislativo durante a semana. O jornal vai ao ar toda sexta-feira às 18h30, com reprise na segunda-feira da semana seguinte, às 10h30.

Na ampliação da programação foram incluídos também os programas de entrevista “Fala Vereador” e “Conversa e Cidadania”. O “Fala Vereador” vai ao ar após o jornal “Notícias da Câmara”. O programa é dedicado a prestação de contas de cada parlamentar. Semanalmente um dos 15 vereadores da casa explica em entrevista seus projetos, resultados de trabalhos em comissões, bem como seu posicionamento sobre assuntos debatidos em audiências públicas.

O programa “Conversa e Cidadania”, vai ao ar as sextas-feiras às 18h50. Nele um especialista é convidado a falar de assuntos de interesse público e que estão ligados ao trabalho da Câmara. As reprises de “Fala Vereador” e “Conversa e Cidadania” acontecem às terças-feiras, às 10h30.

As sessões plenárias, transmitidas ao vivo, são reprisadas sempre no dia seguinte, às 10h30.

“Acredito que desta forma é possível darmos transparência sobre os atos do legislativo e fazer com que a população conheça melhor o trabalho dos vereadores”, finaliza Paulo Igor

Comentários