domingo, 24 de agosto de 2014

Exploração sexual infantil:Ligações para o disque 100 já podem ser feitas pelo celular


As ligações para o Disque 100 destinadas às denúncias de abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes também já podem ser feitas por meio de telefone celular. A partir de agora, as ligações são feitas sem custo de qualquer aparelho móvel, independente da operadora. O anúncio foi feito durante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Desde o início da Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, promovida pela Prefeitura em parceria com o conselho, em maio deste ano, o número de denúncias vem aumentando. Para a presidente do CMDCA, Luciane Bomtempo, a mobilização da população foi um dos grandes ganhos da campanha. “As pessoas estão denunciando e isso é muito importante. Mostra que a mobilização iniciada pela Prefeitura e o conselho está surtindo efeito”, frisou.

Além das ligações gratuitas para o Disque 100, a Prefeitura também vem desenvolvendo outras ações para promover a campanha de Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Em julho, o prefeito Rubens Bomtempo sancionou a Lei 7208 determinando que todo o material publicitário, informativo ou de cobrança produzido pela administração municipal e pelas concessionárias ou permissionárias de serviço público deve conter as informações sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.  O selo da campanha já está sendo incluído em todas as peças publicitárias do governo.

Esta iniciativa é de grande importância. Tão relevante quanto a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é a criação de mecanismos que permitam às pessoas saber como denunciar estas situações. Sabemos que este é um crime cuja apuração depende invariavelmente de denúncia daqueles que o percebem ou recebem o relato da vítima”, destacou o juiz da Infância e Juventude, Alexandre Teixeira. As ações de conscientização da Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes serão realizadas todo dia 18 de cada mês. A intenção é envolver e conscientizar a população na luta contra o abuso e exploração sexual.  Além do Disque 100, as denúncias podem ser feitas também pelos telefones 125 (Conselho Tutelar Petrópolis) e 2237-0067 (Conselho Tutelar dos distritos).

Via Diário

Nenhum comentário: