Vereador Maurinho Branco quer farmácia popular em Itaipava



O vereador Maurinho Branco (SDD) protocolou na última quinta-feira (10) na Câmara Municipal, indicação sugerindo que a Prefeitura firme convênio com o Ministério da Saúde para a implantação do Programa Farmácia Popular do Brasil em Itaipava. A ideia da proposta partiu após o parlamentar receber muitas queixas dos moradores dos distritos sobre a dificuldade de se locomover até o centro da cidade ou a Corrêas em busca de medicamentos.

O Programa Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, disponibilizando aos brasileiros, independente da assistência médica pública ou privada, centenas de medicamentos a preço de custo. Entre eles, os remédios para hipertensão e diabetes gratuitos.

“Não podemos confundir a farmácia do Governo Federal com as farmácias que apenas mantém convênio com o programa, e disponibilizam em torno 25 itens usando a denominação Aqui tem Farmácia Popular", esclareceu Maurinho Branco.

Petrópolis possui hoje duas unidades da Farmácia Popular do Brasil, sendo uma localizada no Centro da Cidade e outra no bairro de Corrêas. Os distritos de Itaipava, Pedro do Rio e Posse, não foram contemplados com uma sede deste programa, ficando em situação desfavorável em relação ao primeiro e segundo distritos, na opinião dos moradores.
“Com a implantação deste projeto em Itaipava, o acesso aos medicamentos, a preço de custo, por parte da população dos distritos de inicialmente citados tornaria-se mais democrática”, finaliza o vereador.

Comentários