Rodeios não podem voltar a acontecer em Petrópolis



Comuns em edições antigas da exposição agropecuária de Petrópolis, os rodeios não poderão voltar a acontecer na cidade, graças a uma lei aprovada na tarde de ontem (1º/07) na Câmara de Vereadores. Sob aplausos de representantes de entidades que defendem a proteção aos animais, vereadores de Petrópolis aprovaram o projeto de lei que proíbe a realização de rodeios, touradas e eventos com a utilização e exibição dos animais. O projeto de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que recebeu o apoio do presidente da Câmara, Paulo Igor, ambos do PMDB, prevê que além dos rodeios, estão proibidos também espetáculos que utilizem ou exibam animais da fauna silvestre, exótica, doméstica, sendo permitida apenas a exposição daqueles que possuam autorização do Ibama. Provas hípicas e a utilização de animais em procissões religiosas e desfiles cívicos ou militares também poderão continuar acontecendo. O projeto foi aprovado por 13, dos 15 vereadores da Casa.

- Desde que esse tema foi colocado pela vereadora Gilda Beatriz, temos recebido centenas de e-mail reforçando a importância dessa iniciativa de proteção aos animais. O prazo entre a primeira e esta segunda votação foi importante não só para que nós vereadores nos aprofundássemos sobre o assunto, mas também para que a sociedade se manifestasse a respeito. Parabenizo a vereadora pela coragem de apresentar um projeto como este, pois sabemos que este tipo de assunto gera polêmica. Mas é importante que ele seja discutido e que medidas concretas sejam adotadas – disse o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.

A vereadora Gilda Beatriz, explica que o projeto é uma medida preventiva para evitar que Petrópolis volte a ter apresentações de rodeios ou espetáculos, como já aconteceu em antigas edições da Feira Agropecuária. – Nossa cidade não tem em sua cultura a realização de rodeios e espetáculos desta natureza, mas não podemos esquecer que antigamente eles aconteciam durante edições das feiras agropecuárias. Este projeto é uma medida preventiva à realização de novos rodeios – afirma a vereadora Gilda Beatriz, que agradeceu o apoio das ONGs que defendem os animais na cidade.

Nos próximos dias, o projeto será encaminhado ao executivo municipal.

Comentários

Veronica Santos disse…
Já foi sancionado?