Palestra com ex-vereador Paulo Machado vai lembrar história do Legislativo durante a ditadura

Evento faz parte das comemorações pelos 155 anos da Câmara de Vereadores e 120 anos do Palácio Amarelo

Presidente da Câmara  durante o  governo militar, o ex-vereador e  professor Paulo Machado ministra nesta quinta-feira (10.07) uma palestra relembrando fatos que fazem parte da história da Câmara de Vereadores de Petrópolis durante o período de ditadura militar. Empossado vereador em 1963, Paulo Machado presidiu o legislativo nos anos 1965 e 1966.  A palestra está marcada para as 19h, no plenário da Câmara de Vereadores, e é aberta ao público.  O evento faz parte das comemorações pelos 155 anos de instalação do legislativo e 120 anos de aquisição do Palácio Amarelo e tem o objetivo de resgatar a história do legislativo municipal. A palestra acontece no ano que marca os 50 anos do golpe militar, de 1964.

 "Este ciclo de palestras nos permite conhecer mais sobre o trabalho dos vereadores para nossa cidade em cada período da história de Petrópolis.  Paulo Machado presidiu esta casa quando o Brasil vivia sob o regime de ditadura militar, um período bastante emblemático. Nos sentimos muito honrados por ver que aos 97 anos ele se dispôs a dividir conosco seu conhecimento e suas experiências de vida. Estou certo de que ouvir o relato dele e ter acesso a essa vivencia será muito enriquecedor para todos",  avalia o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).

O ciclo de palestras teve início no dia 26 quando o historiador Joaquim Eloy falou sobre curiosidades e fatos históricos poucos conhecidos sobre a história do legislativo. Aquela palestra teve como base fatos históricos relatados no livro “Câmara Municipal de Petrópolis - 1859/2014 - 155 anos de criação do Poder Legislativo em Petrópolis ;  1894/2014 – 120 anos de aquisição do Palácio Hermogênio Silva” .  O livro, de autoria do historiador Joaquim Eloy, foi lançado na quinta-feira passada, dia 3,  após solenidade que homenageou ex-vereadores de Petrópolis. 

– Criamos um calendário com eventos que visam resgatar e dar mais visibilidade a esta história de personalidades que ajudaram a construir a história desta casa, pois consideramos importante preservar nossa história. – destaca Paulo Igor.

O  ciclo de palestras acontece até o mês de setembro. Entre os palestrantes que participarão do evento estão o presidente do Instituto Histórico, Luiz Carlos Gomes e o ex-vereador Miguel Pachá. Todas as palestras têm entrada franca.