sábado, 5 de julho de 2014

Espetáculo “Petrópolis de todos os tempos” é um novo atrativo com projeção 3D no Palácio Amarelo



Cerca de 500 pessoas acompanharam na noite de quinta-feira, dia 3, o lançamento do projeto “Petrópolis de todos os tempos”, que exibe  - com projeção em 3D sobre a fachada do Palácio Amarelo - a história da Cidade Imperial.  A primeira apresentação  aconteceu após solenidade que homenageou ex-vereadores que fazem parte da história do legislativo municipal – que completa 155 anos este ano. Aos 97 anos o ex–vereador Paulo Machado, que presidiu a Câmara na década de 60 - durante a ditadura -  acompanhou a estréia.  - Gostei muito. É muito bom ver a história dessa casa sendo contada numa apresentação tão bonita. O Paulo Igor está de parabéns por esta comemoração que está acontecendo hoje – declarou Paulo Machado.

O atual presidente da casa, Paulo Igor (PMDB) explicou que além de marcar as datas comemorativas – 155 anos de criação do legislativo e 120 anos de aquisição do Palácio Amarelo – o projeto tem  a intenção de incentivar a cultura e o turismo da cidade.



 - Ficamos muito felizes em ver que a população compareceu para prestigiar o lançamento e gostou do espetáculo.  Consideramos importante promover a cultura e incentivar o turismo na nossa cidade. A intenção da câmara ao lançar esta ideia é captar patrocinadores para que o espetáculo possa entrar para o calendário oficial de eventos permanentes da cidade – explica Paulo Igor.

  Até o fim deste ano estão previstas outras 19 apresentações. A próxima acontece no dias 19  às 21h. Tecnicamente conhecido como “video mapping”, o filme - em moldes semelhantes ao utilizado no espetáculo  Som & Luz do Museu Imperial -  reconta a história de Petrópolis desde a chegada da família Imperial, e é um passeio pela história até os dias de hoje. A  exibição em 3D é feita com imagens aplicadas sobre a  fachada do palácio.


- É um espetáculo que faz uma ponte entre o passado e o futuro. A história é interessante e a forma moderna como ela é contada - com o uso da tecnologia - encanta quem assiste. Além de valorizar a história e fomentar o turismo - que gera empregos e é uma atividade importante para a economia da cidade -  tivemos a preocupação de valorizar o trabalho dos artistas locais. Tanto o roteiro quanto a produção e elenco do filme são compostos por petropolitanos. Desta forma, incentivamos também a cultura em nossa cidade -  afirma Paulo Igor.

- É uma apresentação muito diferente de todas que eu já havia visto. Muito bacana mesmo. O som está muito bom e esse efeito de imagem no palácio é muito interessante e bonito. Petrópolis precisa de espetáculos assim gratuitos, abertos ao público e feitos  com qualidade. - disse a artesã  Maria das Graças Santos após a apresentação.

Ex-vereadores homenageados em solenidade

A solenidade que homenageou com entrega de medalhas os ex-vereadores da casa, deixou o plenário lotado. Entre os presentes estavam o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Miguel Pachá, que presidia a Câmara na ocasião do centenário do legislativo  – Embora eu não seja o ex-vereador com mais idade, sou o mais antigo desta casa, pois assumi o mandato em 1959. Ocupava a presidência na ocasião do centenário e me lembro de fatos ocorridos naquela data. Em meu mandato inauguramos a galeria dos ex- presidentes, onde até hoje é possível ver fotos de todos que estiveram a frente deste cargo. Quero deixar a aqui a minha palavra de reconhecimento aos vereadores que hoje ocupam estas cadeiras e continuam a escrever a história de Petrópolis – disse.   

Na ocasião também foi feita a entrega de títulos de utilidade pública 2014 a entidades que desenvolvem trabalhos importantes para a população. A entrega dos títulos é feita em parceria com o Clube 29 de Junho e com o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP).  Após a apresentação, do espetáculo “Petrópolis de todos os tempos”, foi feito o lançamento do livro “Câmara Municipal de Petrópolis - 1859/2014 - 155 anos de criação do Poder Legislativo em Petrópolis ;  1894/2014 – 120 anos de aquisição do Palácio Hermogênio Silva,  escrito pelo historiador Joaquim Eloy.

- Homenageando as entidades, que prestam um importante trabalho para nossa cidade,  os ex-vereadores que dedicaram anos de suas vidas para ajudar a construir a nossa história e lançando o livro sobre a trajetória do legislativo, valorizamos a história. Já o espetáculo “Petrópolis de todos os tempos”, resgata a história de uma forma inovadora, com o uso da tecnologia. Isso mostra que a Câmara  valoriza seu passado, mas também está antenada com o futuro, se mantendo atuante, exercendo sua função fiscalizadora e ajudando a construir o futuro de Petrópolis– finaliza o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.   

Nenhum comentário: