Câmara abre as portas para discutir importância de atividades físicas para qualidade de vida



Simpósio acontece na tarde do dia 11. Inscrições devem ser feitas até esta quinta.

Profissionais com experiência na prática de atividades físicas, entre os quais o treinador da equipe “Pé de Vento” Henrique Vianna, participam de um simpósio que será realizado nesta sexta-feira, dia 11, na Câmara de Vereadores. O evento “Atividade física como determinante na qualidade de vida” está marcado para as 14h e tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prática esportiva orientada e segura. O encontro antecede a “Corrida do Palácio Amarelo”, que será realizada domingo em um trecho de cerca de cinco quilômetros tendo no percurso quatro antigas sedes do legislativo municipal. O simpósio terá a presença de outros nomes ligados ao esporte, como Carlos Alberto Lancetta e o atual secretário de esportes Renato Freixela. As inscrições para o simpósio devem ser feitas no e-mail cerimonial@cmp.rj.gov.br.

- Em poucos dias as inscrições para a corrida foram encerradas porque a procura foi grande. Isso mostra que a população está abraçando a ideia desta casa de unir atividades físicas e culturais e promover o resgate da história e orientações de saúde. O simpósio é uma oportunidade das pessoas que querem praticar atividades esportivas, tirarem suas dúvidas e conhecerem o trabalho de profissionais. – explica o presidente da Câmara de Vereadores Paulo Igor (PMDB), lembrando que quem não puder participar da corrida, no domingo, está convidado a prestigiar as apresentações musicais que serão realizadas em frente as antigas sedes do legislativo.

A proposta do simpósio partiu dos vereadores Jorginho do Banerj (PSB) e Silmar Fortes (PMDB). Jorginho lembra que hoje a corrida de rua é uma das práticas que mais cresce na cidade, daí a importância da atividade ser bem orientada – Há mais de 30 anos participo de corridas. Esta experiência me permitiu perceber a importância da realização de simpósios para que as pessoas que querem praticar atividades esportivas saibam que tipo de alimentos devem consumir antes de praticar a atividade, que tipo de calçado devem usar, quais são os hábitos e cuidados que um atleta deve ter para se beneficiar desta prática – diz Jorginho.

Os vereadores acreditam que a experiência técnica e as orientações vão auxiliar os adeptos da corrida de rua, e melhorar a qualidade de vida. – Nossa intenção aos convidar estes profissionais para o seminário é trazer informação e orientações para a prática de exercícios como aliada da saúde e qualidade de vida. O simpósio reúne profissionais experientes, que irão falar sobre seus trabalhos. Quem participa recebe orientações e pode tirar dúvidas para se exercitar de forma mais segura e conseguir melhorar a saúde – completa Silmar Fortes.

O secretário municipal de Esportes Renato Freixela, afirma que ao realizar o simpósio e promover a corrida do Palácio Amarelo - que tem no cronograma apresentações musicais em frente à antigas sedes do legislativo - a Câmara de Vereadores de Petrópolis escreve uma nova história. – A corrida de rua é uma prática que vem crescendo em nosso município. A Câmara está dando um passo muito importante ao unir em um evento atividades esportivas, culturais, históricas e prestar um serviço importante para a população com orientações para a saúde. A união destes segmentos que fazem parte da identidade da nossa cidade num único evento, é algo inédito em Petrópolis. Fico feliz por poder participar deste momento – diz Freixela.

Conhecido pelo trabalho que na área de turismo de aventura, Anderson Maverick, vai participar do simpósio e da corrida. – O diferencial é que pela primeira vez teremos na cidade uma corrida multidisciplinar, onde as pessoas poderão receber orientação e informações. elas vão conhecer e valorizar toda parte histórica e cultural de Petrópolis participando da corrida ou assistindo as apresentações que compõem a programação da corrida, mas antes disso podem receber informações para melhorar a qualidade de vida, assistindo ao simpósio. – destaca Maverick.

As mil vagas para corrida do Palácio Amarelo preenchidas e as inscrições foram encerradas terça-feira. O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor, destaca que a população está convidada a prestigiar as apresentações musicais que acontecerão em frente as quatro antigas sedes do legislativo. – Nossa intenção é resgatar a história destes 155 anos de instalação do Legislativo e 120 de aquisição do Palácio Amarelo. Teremos apresentações de coral e bandas marciais nestes pontos. Convidamos todos que não puderem participar da corrida a prestigiar o evento, assistindo as apresentações, que marcam este momento tão importante pra o legislativo e para a história da cidade – finaliza Paulo Igor.

Comentários