sábado, 21 de junho de 2014

Secretaria de agricultura inicia elaboração do orçamento participativo


A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção colocou em pauta na última semana, durante reunião do Conselho Municipal de Agricultura e Políticas Agrícolas e Fundiárias (Compaf), as primeiras propostas para elaboração do orçamento 2015. O encontro tem como objetivo definir diretrizes orçamentárias para aplicação de recursos no próximo ano.  A reunião também serviu para ajustar os programas e projetos da secretaria, de forma a contemplar as principais demandas dos agricultores, produtores e feirantes da cidade, além de profissionais de outros setores que diretamente ou indiretamente estão envolvidos no segmento.

Entre as ações discutidas durante o encontro está a ampliação do orçamento dos projetos Solo e Agricultura Correta, Árvore da Vida e Minimamente Processados; além de incentivos à infraestrutura da Patrulha Mecanizada e a promoção de eventos agropecuários.  Outro ponto discutido foi a aceleração das ações na área de Educação Rural, alocando verbas para realização de estudos e encontros com os jovens rurais na intenção de elaborar programa político pedagógico que atendam as realidades destes jovens e do mercado de trabalho.  A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção está planejando em conjunto com a secretaria de Educação, a Fundação Getúlio Vargas, a Embrapa e a UFRRJ para a implantação da Escola Agroambiental do Brejal.

Apoio para promoção e divulgação das feiras livres bem como as capacitações; melhorias na estrutura dos pontos de venda do Hortomercado Municipal José Carneiro Dias e o Projeto Venda Direta no terminal de Corrêas, também foram temas da reunião. Participaram do encontro representantes das diversas entidades e associações de produtores, entre elas a Emater-Rio, o Sebrae, a Fiocruz, o Sindicato Rural de Petrópolis, a Fundação de Cultura de Petrópolis, a Cooperativa Cedro, Associação dos Feirantes, a APHERJ, entre outras.

“O objetivo foi aprovar o máximo de demandas para o atendimento aos produtores”, comentou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, Leonardo Faver, acrescentando que a finalidade foi fortalecer o abastecimento e a produção, melhorando o desenvolvimento rural e a qualidade da vida de campo.

Nenhum comentário: