Câmara convoca ex-vereadores para comemoração histórica

A aquisição do Palácio Amarelo - sede da Câmara de Vereadores - está completando 120 anos. Conhecido pela beleza arquitetônica que chama atenção de quem passa pelo Centro Histórico, o prédio guarda parte importante da história do legislativo municipal. Com mais de 36 mil visitações turísticas desde que abriu as portas, em 2009, o prédio vem se firmando como equipamento turístico de destaque na cidade Imperial. O aniversário de aquisição do prédio será celebrado com uma sessão solene no dia 3 de julho, às 19h, no plenário do legislativo. A Câmara está convocando ex-vereadores que ajudaram construir a história do Legislativo a participar do evento. 
  
"Estamos buscando contato com cada um dos 80 ex-vereadores vivos para convidá-los a participar da solenidade. Parte deles foram localizados, mas estamos com dificuldades para encontrar alguns que mudaram de endereço, por isso estamos fazendo também o convite pela imprensa e reforçando que queremos a presença de todos. Consideramos importante que todos participem deste momento e sejam homenageados. Cada um deles ajudou a construir a história da nossa cidade, queremos que todos estejam presentes", disse o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB). Entre as presenças confirmadas está a do ex-presidente da Câmara, Miguel Pachá, que presidia a casa na ocasião dos 100 anos do legislativo. 
  
Na ocasião haverá a tradicional entrega de títulos de utilidade pública 2014, feita em parceria com o Clube 29 de Junho e com o Instituto Histórico de Petrópolis, e será feita a entrega de medalhas comemorativas aos 155 anos de instauração da Câmara de Vereadores e aos 120 anos de aquisição do palácio Amarelo, além do lançamento do livro 1859/2014 - 155 anos de criação do Poder Legislativo em Petrópolis ; 1894/2014 – 120 anos de aquisição do Palácio Hermogênio Silva, escrito pelo historiador Joaquim Eloy.

"Além de ser um monumento histórico imponente, este prédio guarda parte da história de Petrópolis e diferente de outros museus da cidade, que preservam um patrimônio histórico estático, aqui no Palácio Amarelo a história continua acontecendo todos os dias por meio do trabalho de cada um dos vereadores que atuam na casa", destaca Paulo Igor (PMDB).

Após a solenidade, às 21h, será feita a primeira apresentação do espetáculo “Petrópolis de todos os tempos”, uma exibição gratuita sobre a história da cidade e do legislativo nos mesmos moldes do espetáculo Som e Luz do Museu Imperial. Este, no entanto, além de tecnologia avançada de som tem imagens com efeito 3D.

Tecnicamente conhecido como “video mapping”, o filme reconta a história de Petrópolis desde a chegada da família Imperial, e é um passeio pela história até os dias de hoje. A exibição em 3D é feita com imagens aplicadas sobre a fachada do palácio.

A solenidade e o espetáculo "Petrópolis de todos os Tempos" fazem parte das comemorações pelos 155 anos de instalação da Câmara de Vereadores de Petrópolis e pelos 120 anos de aquisição da atual sede do legislativo. O calendário de eventos inclui uma exposição sobre a história do legislativo, que está aberta a visitação até setembro e um ciclo de palestras, que teve início no dia 26 com historiador Joaquim Eloy. A próxima palestra está marcada para o dia 10, às 19h, e será ministrada pelo professor Paulo Machado, que presidiu o legislativo durante o período da ditadura.