Seminário para definir o programa que será defendido pelo PSOL nas eleições de 2014


Tarcísio Motta: Ontem realizamos o primeiro Seminário para definir o programa que será defendido pelo PSOL nas eleições de 2014. O auditório cheio do IFCS contou com a presença de militantes do partido, ativistas dos movimentos sociais e jovens, além de pessoas de diversos municípios do estado.

O evento discutiu propostas para a Segurança Pública e os Direitos Humanos, trazendo o debate sobre segurança para fora da esfera militarizada da vida e levando-o para o debate de políticas públicas de saúde, educação e, principalmente garantia de direitos.

Renato Cinco, vereador do Rio pelo PSOL, falou da necessidade de se encarar o debate sobre a política de drogas, principal responsável pelo encarceramento em massa da juventude pobre e negra, por uma ótica de saúde pública e da legalização.

Mc Leonardo Apafunk criticou a falta de diálogo com as comunidades na construção dos programas de governo para a área, e relatou como a segurança pública no Rio de Janeiro é um instrumento de controle da população pobre e favelada.

Marcelo Freixo abriu debates importantes, como o da ausência de controles das armas de fogo por parte do estado e também sobre como o sistema prisional do Rio de Janeiro é um sistema pelo qual pagamos caro para tornar as pessoas piores.

O próximo seminário vem aí, dia 2 de junho, segunda-feira agora. Será sobre o modelo de desenvolvimento e o meio-ambiente, às 18 horas, também no salão nobre do IFCS.


Foto: Thales Mesentier

Comentários